Busca avançada
Ano de início
Entree

A decolonialidade nas pesquisas sobre Etnomatemática: apropriações de educadores matemáticos brasileiros

Processo: 23/14194-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2024
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Everaldo Gomes Leandro
Beneficiário:Danilo Guaituli Cardoso
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Campos do Jordão. Campos do Jordão , SP, Brasil
Assunto(s):Decolonialidade   Educação matemática   Etnomatemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Decolonialidade | educação matemática | Etnomatemática | Educação Matemática

Resumo

O presente projeto de iniciação científica tem como objetivo compreender as apropriações do conceito de decolonialidade por educadores matemáticos brasileiros em suas pesquisas no campo da Etnomatemática. A metodologia é qualitativa e se sustenta no desenvolvimento de um Estado do Conhecimento sobre as pesquisas da Educação Matemática que se debruçam nas relações existentes entre decolonialidade e Etnomatemática. A investigação assume eventos, periódicos e bancos de teses e dissertações como pressupostos de busca e as categorias de análise serão definidas a posteriori na medida em que as reflexões sobre as pesquisas venham a ser feitas. Os resultados poderão indicar a maneira como os educadores matemáticos estão relacionando as discussões decoloniais com o Programa Etnomatemática, quais os aportes teóricos escolhidos, quais os conceitos sobre decolonialidade assumidos, quais distanciamentos são feitos e quais lacunas ainda existem nas pesquisas sobre Etnomatemática que assumem a decolonialidade como pressuposto epistêmico, teórico e/ou metodológico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)