Busca avançada
Ano de início
Entree

Promove-pais: efeitos do programa aplicado a cuidadores/as brasileiros/as residentes em portugal

Processo: 24/05390-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 24 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 23 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Francisco de Assis Medeiros
Supervisor: Susana Maria Goncalves Coimbra
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:21/12365-0 - Efeitos do Programa Promove-Pais aplicado na modalidade online e presencial a grupos de pais e mães de crianças com problemas de comportamento, BP.DR
Assunto(s):Habilidades sociais   Imigrantes   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habilidades sociais | Imigrantes | Praticas educativas parentais | Problemas de comportamento | treinamento parental | Aprendizagem e Ensino

Resumo

Programas de treinamento parental têm sido utilizados para auxiliar na parentalidade, com intuito de minimizar as práticas educativas negativas, que estão correlacionadas a maior incidência de problemas comportamentais infantis, e maximizar as práticas educativas positivas, que está correlacionada a maior emissão de habilidades sociais infantis. Neste sentido, diversos programas foram desenvolvidos ou adaptados, resultando em uma disponibilidade cada vez maior para diferentes populações. No entanto, programas voltados para famílias imigrantes brasileiras são inexistentes ou escassos. Isto posto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo descrever os efeitos do programa Promove-Pais aplicado a cuidadores/as brasileiros/as residentes em Portugal quanto às práticas educativas, comportamentos infantis, crenças parentais e saúde mental parental. Espera-se a participação de 20 cuidadores/as que relatem indicadores gerais (queixas) de problemas de comportamento para crianças com idade entre cinco e dez anos, residentes em Portugal. Os/As participantes serão selecionados/as e distribuídos/as entre dois grupos experimentais e dois controles, randomicamente. Os comportamentos das crianças e dos/as cuidares/as serão avaliados em sonda, pré-teste, medida intermediaria, pós-teste e follow-up, utilizando-se os instrumentos: Questionário de Capacidades e Dificuldades - SDQ (versão brasileira para pais), Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas - QRSH (versão brasileira para pais), Checklist de Práticas Educativas Positivas e Negativas (versão brasileira para pais), Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças - COMPE (versão brasileira), Patient Health Questionnaire-9 - PQH-9 (versão brasileira) , General Anxiety Disorder-7 - GAD-7 (versão brasileira). Uma entrevista clínica será realizada na avaliação de pré-teste. A aplicação do Promove-Pais será avaliada a partir de um Checklist de avaliação processual. Os dados serão analisados de acordo com o melhor modelo estatístico considerando as suas características.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)