Busca avançada
Ano de início
Entree

Título: Abordagem metalômica do mercúrio e selênio no tecido muscular de Cichla monoculus (Tucunaré) do médio rio Negro/Amazonas.

Processo: 24/03555-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2024
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Rebeca Orrantia Carcoba
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança alimentar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abundância diferencial de proteínas | Hg e Se em peixes | metaloproteômica | Peixes da amazônia | segurança alimentar | Nutrição e saúde de peixes.

Resumo

A proposta de pesquisa tem como objetivo identificar metal binding proteins associadas ao mercúrio (Hg) e selênio (Se) em amostras de tecido muscular de Cichla monoculus (Tucunaré) do médio rio Negro/Amazonas, utilizando estratégias metalômicas. Para isso, inicialmente serão determinadas as concentrações de Hgtotal e Setotal no tecido muscular da espécie Cichla monoculus por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite (GFAAS). Após as determinações das concentrações de Hgtotal e Setotal, as razões molares Hg:Se e Se:Hg serão calculadas, como também os valores de Se para benefícios da saúde (Se HBVs) no músculo de Cichla monoculus. Experimentos de fracionamento das frações proteicas do tecido muscular por eletroforese bidimensional (2D PAGE) serão realizados para posterior mapeamento de Hgtotal e Setotal nos spots do proteoma muscular fracionado por 2D PAGE. Os spots proteicos associados ao Hg e Se serão caracterizados por cromatografia líquida acoplada com espectrometria de massas em sequência (LC - MS/MS). Com base nas sequências FASTA das metal binding proteins, identificadas como associadas ao Hg e Se nos spots proteicos, análise ontológica utilizando o softwere String será realizada, e por meio dos termos GO (Gene Ontoloy), as metal binding proteins serão classificadas em três níveis: processo biológico, função molecular e componente celular. Os resultados obtidos na proposta de pesquisa servirão de base para estudos posteriores de variação da abundância diferencial das metal binding proteins associadas ao Hg e Se. A identificação da abundância diferencial das metal binding proteins possibilitará a obtenção de parâmetros em nível molecular, que indiquem os efeitos deletérios associados com a contaminação de Hg, como também, com o efeito mitigador do Se em relação a toxicidade de espécies mercuriais, em peixes da Amazônia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)