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Crescer em Combate? A Perspectiva de Mestre(a)s sobre Experiências Disruptivas e Desenvolvimento de Praticantes de Artes Marciais - uma investigação Luso-brasileira

Processo: 24/03860-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 22 de julho de 2024
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Cristiano Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Maria Gabriela dos Santos
Supervisor: Duarte Fernando da Rosa Belo Patronilho de Araujo
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:23/10755-0 - Crescer em combate? a perspectiva de mestre(a)s sobre experiências disruptivas e desenvolvimento de praticantes de artes marciais., BP.IC
Assunto(s):Desenvolvimento   Fenomenologia   Violência   Psicologia do esporte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes Marciais e Esportes de Combate | desenvolvimento | fenomenologia | Violência | Psicologia do Esporte

Resumo

A partir de uma de uma amostra luso-brasileira, objetiva-se identificar e compreender, em meio a relatos de experiência, como é a percepção de professore(a)s de artes marciais e esportes de combate (AM&EC) acerca de eventuais modificações de seu(a)s aluno(a)s ocasionadas por situações disruptivas vividas em práticas de combate. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório e descritivo que se estende a partir de um projeto FAPESP de Iniciação Científica (2023/10755-0), situado no enquadre de um projeto maior . No decorrer do projeto maior, foram produzidas 133 entrevistas com praticantes de 8 modalidades de AM&EC nas 5 regiões brasileiras, executadas sob escuta suspensiva - método de subtração dos julgamentos para acessar o fenômeno. Para o tratamento e análise do material está se realizando um trabalho colaborativo entre 5 membros do GFEPAC , avançando-se a transcrição destas entrevistas, cujas análises preliminares estão iniciadas. A transcrição atualiza o posicionamento da escuta suspensiva, encaminhando o(a) pesquisador(a) a se familiarizar e se apropriar de suas operações. Para a análise, segue-se com a redução psicológica e cruzamento intencional. Em continuidade, o que se almeja neste projeto é estender a coleta de dados junto a uma amostra portuguesa a fim de internacionalizar a variedade de experiências a serem cruzadas para o desvelamento de atos pré-reflexivos e intencionais pertinentes à manifestação do objeto de análise.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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