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A influência da Tecnologia e Gênero na acurácia dos resultados de pesquisas presidenciais na América Latina a partir dos anos 1980

Processo: 24/07499-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Acordo de Cooperação: União Europeia (Horizonte 2020)
Pesquisador responsável:Janina Onuki
Beneficiário:Maria Beatriz Turci Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07129-2 - GENDER STI: igualdade de gênero em ciência, tecnologia e inovação: diálogos bilaterais e multilaterais, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):24/21172-9 - Representação feminina e estabilidade política: Analisando a influência da representação feminina na estabilidade governamental e na democracia na América Latina, BE.EP.IC
Assunto(s):América Latina   Eleições (processo político)   Voto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Eleições | Gênero | Pesquisas eleitorais | tecnologia eleitoral | Voto | Tecnologia eleitoral

Resumo

As pesquisas pré-eleitorais, fundamentais na dinâmica eleitoral, informam os candidatos sobre as preferências do eleitorado, orientam estratégias de campanha e podem ser usadas pelos partidos para mobilizar a base eleitoral, inclusive por meio da disseminação de informações falsas. Tendências recentes indicam um aumento na circulação de pesquisas pré-eleitorais falsificadas nas plataformas sociais dos candidatos. Para a mídia, essas pesquisas fornecem conteúdo relevante que envolve a audiência e informa o público sobre tendências eleitorais, potencialmente influenciando o comportamento dos eleitores, incluindo padrões de voto estratégico, conhecidos como os efeitos Bandwagon e Underdog. Este estudo foca na acurácia das pesquisas pré-eleitorais nas eleições presidenciais da América Latina desde 1980, considerando variáveis como a adoção de novas tecnologias e o gênero dos candidatos. A pesquisa envolve a construção de bases de dados abrangentes dos resultados eleitorais e das pesquisas de intenção de voto, a análise de correlações estatísticas por meio de regressões lineares e a implementação de abordagens quantitativas e qualitativas para identificar erros sistemáticos e tendências ao longo do tempo e entre diferentes países. O objetivo final é aprofundar a compreensão das dinâmicas que afetam a precisão das pesquisas de intenção de votos em eleições presidenciais, especialmente como as variáveis de gênero e tecnologia influenciam nos resultados finais das pesquisas.

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