Bolsa 24/00391-4 - Educação ambiental, Equidade - BV FAPESP
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Sustentabilidade e equidade em materiais educativos: análise e proposição

Processo: 24/00391-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rosana Louro Ferreira Silva
Beneficiário:Renan Taiky Uchima
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Equidade   Sustentabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Eqüidade | justiça socioambiental | Recursos Didáticos | Sustentabilidade | Educação Ambiental

Resumo

Esta pesquisa de IC faz parte do Projeto "Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente de escolas públicas paulistas", financiado pelo Programa PROEDUCA, da FAPESP. Este trabalho visa, portanto, analisar, de maneira qualitativa, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), uma amostra de recursos didáticos, com evidência de uso recente pelas Escolas Públicas de São Paulo e que abordem, de maneira direta ou indireta, a temática ambiental.Nesta avaliação, visa-se aferir se esses materiais trabalham esta temática de maneira articulada com os princípios da Educação Ambiental Crítica, Equidade, Interculturalidade e Justiça Socioambiental. Desta forma, este projeto possuirá cinco etapas principais, sendo, a primeira, uma revisão bibliográfica de trabalhos presentes na literatura que apresentem esses princípios aplicados a um contexto de Ensino. Esses trabalhos serão utilizados para aprimorar a estrutura analítica, criada ao longo de um Projeto CNPQ já finalizado pelo candidato à bolsa.Em seguida, na terceira etapa, essa planilha será utilizada para se analisar os recursos didáticos mencionados anteriormente. Além dessa finalidade, esta matriz poderá ser uma referência para a construção de novos materiais educativos para as escolas públicas. Já na quarta etapa, essa matriz será validada pelos Professores da Rede Municipal. Por fim, o presente trabalho propõe, a partir de um grupo focal, a elaboração de um recurso educativo que trabalhe com articulação Sustentabilidade, Justiça Socioambiental e Equidade.

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