Bolsa 23/16553-0 - Bebês, Coordenação - BV FAPESP
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Investigando a performance relacional de crianças pré-escolares nas molduras de igualdade e diferença

Processo: 23/16553-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:João Henrique de Almeida
Beneficiário:Júlia Gameiro Zupelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Bebês   Coordenação   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bebês | Coordenação | crianças | diferença | Teoria das Molduras Relacionais | Análise Comportamental da Cognição

Resumo

O desenvolvimento humano é um fenômeno intrincado e dinâmico que permeia a vida de um indivíduo desde a concepção até os estágios mais avançados. Os primeiros anos de vida são fundamentais para o estabelecimento de comportamentos, que serão base para repertórios mais complexos, considerando o comportamento humano. A Teoria das Molduras Relacionais busca compreender como esse repertório, que permite a investigação do comportamento verbal, é aprendido desde muito cedo no nosso desenvolvimento. Na literatura de Análise do Comportamento existem 15 trabalhos olhando para o desenvolvimento de equivalência com bebês e crianças até 36 meses, dos quais 14 mostraram o estabelecimento dessas relações. No entanto, quando consideradas várias molduras existem poucas evidências esse tipo de aprendizado relacional. Dessa forma o objetivo deste projeto é empregar um instrumento de avaliação do desempenho relacional a ser realizado com crianças de 18 a 45 meses. Nesse instrumento serão observadas as performances de crianças em relações arbitrárias e não arbitrárias, considerando as molduras de igualdade (coordenação) e diferença. Com este projeto, esperamos não apenas ampliar o conhecimento acadêmico sobre a aprendizagem relacional, para aprendizes iniciais, mas também oferecer perspectivas para profissionais envolvidos no planejamento e implementação de programas educacionais direcionados a crianças em fase pré-escolar

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