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Autorregulação da aprendizagem e comportamentos pró-ambientais de futuros professores: mapeamento e intervenção nos processos autorregulatórios

Processo: 24/00375-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Sofia Pellisson
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Aprendizagem autorregulada   Estratégias de ensino-aprendizagem   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem autorregulada | Comportamentos Pró-Ambientais | Estratégias de aprendizagem | estratégias de regulação | formação de professores | Autorregulação da Aprendizagem

Resumo

A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes gerenciam seus pensamentos, sentimentos e comportamentos para atingir uma determinada meta. Envolve a ativação de processos cognitivos, metacognitivos, afetivos e motivacionais. É essencial na formação de professores, pois tanto os torna melhores estudantes, como os auxilia a fomentá-la em seus futuros alunos. Assim, os objetivos da presente pesquisa são: a) identificar variáveis cognitivas, metacognitivas, motivacionais e afetivas associadas à autorregulação da aprendizagem de estudantes de licenciatura de uma universidade pública brasileira; b) explorar as relações entre variáveis mencionadas e as características demográficas e de vida acadêmica dos participantes; e c) construir um programa de intervenção teórico-reflexivo para promover a aprendizagem autorregulada e avaliar a sua eficácia para os participantes quanto ao fortalecimento da autorregulação da sua aprendizagem, ao aumento do seu conhecimento conceitual acerca das variáveis-chave relacionadas à aprendizagem autorregulada e à possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em si próprios como universitários e em sua futura prática docente. Pretende-se, ainda, aproximar áreas diferentes do conhecimento, ao explorar relações entre a autorregulação da aprendizagem dos participantes e o seu engajamento em comportamentos pró-ambientais, tendo em vista a semelhança das variáveis psicológicas envolvidas nestes dois processos e a relevância de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Os dados serão coletados por questionários, escalas e atividades autorreflexivas e examinados pela análise de conteúdo e estatística descritiva e inferencial.

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