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Papel das pistas fonéticas na percepção da segmentação prosódica em crianças com transtorno fonológico

Processo: 24/09617-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2024
Vigência (Término): 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Karoline Araujo dos Santos
Supervisor: Marc Swerts
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa: Tilburg University, Holanda  
Vinculado à bolsa:23/01478-3 - Percepção da prosódia em crianças com distúrbios dos sons da fala: habilidades relacionadas à segmentação, BP.MS
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Percepção da fala   Prosódia   Transtorno fonológico   Fonética e fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | Percepção de Fala | prosódia | Transtorno fonológico | Fonética e Fonologia

Resumo

Pesquisas sobre o desenvolvimento atípico da prosódia, em diferentes línguas, são escassas. Isso se deve, em parte, ao desafio significativo que é entender o desenvolvimento da prosódia em populações típicas. Embora a complexidade e a diversidade da prosódia, juntamente com as nuances culturais e linguísticas, torne essa área de estudo mais desafiadora, têm sido realizados esforços para tratar do tema, visto que se trata de tema importante para incluir nas avaliações clínicas e terapias fonoaudiológicas. O objeto de análise deste estudo é a percepção da segmentação prosódica, também conhecida como função demarcativa. Tal função possibilita agrupar ou delimitar a cadeia fônica, assim indica se as unidades estão juntas ou separadas. A esse respeito, o presente estudo está sendo desenvolvido a fim de descrever e comparar como crianças com transtorno fonológico e crianças com desenvolvimento típico de linguagem percebem a fronteira prosódica de frase entoacional no Português Brasileiro a fim de identificar quais pistas fonéticas favorecem essa percepção. Para tanto, a pesquisa está sendo desenvolvida por meio de abordagem experimental, com a aplicação de dois experimentos relacionados a duas tarefas de percepção da segmentação prosódica. Os resultados irão contribuir com o campo da Fonoaudiologia na interface com a Linguística, tanto para gerar dados pioneiros na pesquisa em aquisição fonológica quanto para nutrir o atendimento no âmbito clínico.

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