Bolsa 23/14923-5 - Creches, Desenvolvimento humano - BV FAPESP
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A Influência da Qualidade da Creches sobre o Desenvolvimento Das Funções Executivas: estudo exploratório

Processo: 23/14923-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Rogerio Lerner
Beneficiário:Julia Prates Riganti
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Creches   Desenvolvimento humano   Funções executivas   Primeira infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:creches | desenvolvimento humano | funções executivas | Primeira Infância | Primeira Infância

Resumo

Funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades reguladoras da atenção que estão envolvidas na resolução de problemas e gerenciamento de ações e são, portanto, fundamentais para a vida das pessoas. São compostas por flexibilidade cognitiva, controle inibitório, e memória de trabalho que para terem bom desenvolvimento dependem de fatores genéticos, incentivo ambiental adequado e trocas sociais saudáveis. O projeto multicêntrico internacional Germina, financiado pelo Wellcome Leap, faz avaliação de bebês do nascimento até os 3 anos de vida para melhor compreender variáveis ambientais e genéticas que influenciam no desenvolvimento saudável de FE. Considerando o número de horas diárias que as crianças permanecem nas creches e as múltiplas atividades e contatos que podem ocorrer nestes espaços, estudar e avaliar as condições ambientais e relacionais a fim de prover melhores diretrizes que favoreçam as metas de desenvolvimento infantil é de fundamental importância. O presente trabalho vai avaliar 200 creches de crianças do Germina com a escala Infant/Toddler Environment Rating Scale - ITERS-3, que afere a qualidade de ambientes de educação infantil a fim de compreender se a qualidade das creches serve como mediadora ou moderadora entre, por um lado, variáveis da primeira infância predisponentes e, de outro, de FE aos 3 anos de idade. Das 560 crianças em seguimento, serão avaliadas as creches das 100 crianças com melhores condições econômicas e as 100 com piores. A mensuração da qualidade destes espaços e produção de material científico

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