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A leitura escolar e a organização do Banco de Dados de Livros Escolares (LIVRES)

Processo: 24/04882-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Circe Maria Fernandes Bittencourt
Beneficiário:Lorena Gnaccarini Falavigna
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):Arquivística   Bibliotecas   Educação indígena   História da educação   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivologia | Biblioteca | Educação Indígena | Educação quilombola | historia da educação | Livros didáticos | Livros didáticos

Resumo

Esta proposta de trabalho técnico integra as atividades do Projeto Temático da FAPESP "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810...)" em seu primeiro eixo temático: "Arquivos Digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura". O objetivo é organizar o conjunto das obras presentes na Biblioteca de Livros Didáticos (BLD) e nas coleções "Paulo Bourroul" e "Macedo Soares", situadas na Biblioteca da Faculdade de Educação (FE/USP). Além disso, busca-se incrementar o Banco de Dados de Livros Escolares (LIVRES) com a catalogação e digitalização dos materiais didáticos. A BLD conta com, aproximadamente, 23.000 obras e 1.200 documentos que perpassam desde 1810 - data de início da circulação das primeiras publicações didáticas produzidas no Rio de Janeiro - até os dias atuais. Para além dos livros didáticos convencionais, há a disponibilidade de outros gêneros didáticos, como: obras raras, obras didáticas especiais - destinadas a escolas indígenas, quilombolas e voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) -, apostilas, cartilhas de alfabetização, atlas, livros paradidáticos, manuais de leitura etc. Em síntese, todas as produções destinadas à utilização escolar constituem o acervo da BLD. O porte da Biblioteca exige, portanto, organização e recenseamento dos materiais didáticos como acervos patrimoniais que necessitam de procedimentos de preservação digital. Para tanto, desde 2016 o LIVRES integra, juntamente com o MANES (Espanha), o EDISCO (Itália) e o GEI (Alemanha), o projeto "International Textbook Catalogue", que busca atualizar e preservar obras didáticas por meio da digitalização. A Faculdade de Educação da USP estabeleceu acordo de cooperação com o instituto alemão Georg Eckert para desenvolver o Global Textbook Resource Center (GLOTREC), visando unificar e integrar os bancos de dados de livros didáticos digitalizados. Assim, esta proposta de trabalho técnico está vinculada a esse acordo internacional e visa contribuir para o seu desenvolvimento.

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