Bolsa 24/08100-9 - Educação antirracista, Relações raciais - BV FAPESP
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As relações étnico- raciais na formação de formadores/as de professoras/es da Educação Infantil: o lugar da criança e da infância negra nos currículos transnacionais na Educação Infantil.

Processo: 24/08100-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anete Abramowicz
Beneficiário:Vitória da Silva Gomes Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/05251-3 - As relações étnico- raciais na formação de formadores/as de professoras/es da Educação Infantil: o lugar da criança e da infância negra nos currículos transnacionais na Educação Infantil., AP.R
Assunto(s):Educação antirracista   Relações raciais   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criança Negra | Currículo Transnacional Educação Infantil | Educação Antirracista | Relações raciais | Educação Infantil

Resumo

O projeto tem como focos principais: a formulação de um currículo transnacional para a formação de professores/as de Educação Infantil para a educação das relações étnico-raciais e a analise do lugar da criança nos currículos transnacional. Esse objetivos pretendem possibilitar que se criem e propaguem práticas que incidam nas iniciações sociais realizadas na Educação Infantil, trazendo a criança negra e as dissidências como eixo pedagógico, a partir do mapeamento do perfil dos/as formadores/as de professores/as que trabalham com a temática das relações étnico-raciais de Educação Infantil nas escolas e secretarias de educação dos municípios de São Paulo e São Carlos. O intuito do projeto é propor um currículo transnacional antirracista na perspectiva de uma transvaloração epistemológica e metodológica a partir da agência dos/as profissionais da área, bem como, verificar a maneira pela qual a criança negra aparece problematizada nos currículos. O repertório analítico utiliza-se dos teóricos das relações étnico-raciais e também daqueles cuja epistemologia se direciona aos corpos que escapam e dissentem das normatividades hegemônicas. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa para o primeiro objetivo utilizando-se como procedimentos metodológicos um formulário socioeconômico, de trajetórias pessoais e formativas que será aplicado aos formadores/as de professores/as e a formação de grupos focais para a construção de um currículo transnacional a partir de uma rede municipal para a formulação de práticas educacionais antirracistas. E considera-se a metodologia bibliográfica para a análise do lugar das crianças nos currículos transnacionais. Ademais da proposta curricular e de práticas pedagógicas, também, como resultados, espera-se a construção de uma rede transnacional antirracista, trazendo a criança negra e as dissidências como eixo pedagógico.

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