Bolsa 24/09018-4 - Bioatividade, Biofilmes - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito antimicrobiano e bioatividade de uma resina composta bulk-fill experimental de alta viscosidade reforçada por nanopartículas de nióbio e nióbio fluoretado.

Processo: 24/09018-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marilia Mattar de Amoêdo Campos Velo
Beneficiário:Leandro Henrique Correia da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Bioatividade   Biofilmes   Cárie dentária   Resinas compostas   Dentística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioatividade | biofilme | Bulk-Fill | Cárie Dentária | resina composta | Dentística

Resumo

Na ausência de resinas compostas que possuam potencial bioativo e efeito antimicrobiano, a recorrência de lesões cariosas adjacentes ao material pode ocorrer. Portanto, o objetivo do presente projeto é promover a incorporação de diferentes concentrações em massa (0,5% e 1%) de nanopartículas de Nióbio (Nb) e Nióbio-fluoretado (Nb-F) em resina experimental bulk-fill de alta viscosidade, avaliando sua capacidade bioativa e efeito antimicrobiano. Serão desenvolvidos um total de 6 grupos de estudo: G1: resina bulk-fill experimental de alta viscosidade (RBF - controle negativo); G2: RBF + Nb 0,5%, G3: RBF + Nb-F 0,5%, G4: RBF com capacidade bioativa (Beautiful Restorative, Shofu), G5: RBF + Nb 1% e G6: RBF + Nb-F1%. Será realizado o teste in vitro de fluido corporal simulado, que envolve a imersão das resinas compostas em uma solução de concentração iônica, composição e pH similar ao plasma sanguíneo para verificar a formação de apatita na superfície dos compósitos, prevendo seu efeito bioativo in vivo. Para tal, três espécimes por grupo serão imersos em 5 mL desta solução e mantidos a 37ºC por um total de 21 dias. Para avaliar se houve formação superficial de fosfato de cálcio, será realizada a análise de Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) nos compósitos no tempo inicial (t0), após 14 dias (t14) e após 21 dias (t21) de imersão. A avaliação do efeito antimicrobiano será realizada pela utilização da cepa ATCC 25175 de Streptococcus mutans, por meio da indução da formação de biofilme em placas de 24 poços e seis espécimes de resina composta de cada grupo serão imersos nesses poços. Os meios de todos os poços serão substituídos a cada 48 horas, para que o esgotamento de nutrientes para as bactérias seja evitado. Após o período de crescimento do biofilme, será realizada a lavagem dos espécimes, desagregação do biofilme e a avaliação quantitativa pela contagem de Unidades Formadoras de Colônias (UFC), que fornecerá dados que serão tabulados, com número de UFc para cada ml e por mm2 dos espécimes. A análise por Microscopia Confocal a Laser terá a função de diferenciar bactérias viáveis das não viáveis por meio da coloração por pigmentos que identificam membranas danificadas (vermelho) e ácidos nucléicos (verde). Por fim, uma análise estatística será realizada na UFC para verificar possíveis diferenças significativas em relação aos grupos controle, utilizando-se das análises ANOVA e Teste de Tukey. Os testes de bioatividade e de confocal serão avaliados qualitativamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)