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As práticas de letramento na educação infantil: possibilidades de aproximação com a linguagem escrita

Processo: 24/10216-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Asheley dos Santos da Paixão
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Letramento   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Brincadeira de faz de conta | cultura escrita | Letramento | Desenvolvimento infantil

Resumo

O ingresso das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental é um marco importante em suas vidas, tanto em relação à valorização social, quanto ao salto qualitativo no desenvolvimento psíquico, como consequência da aprendizagem da escrita e da leitura. Na Educação Infantil, as atividades usualmente mais frequentes como as brincadeiras de faz de conta nem sempre são consideradas relevantes para o processo de alfabetização. Vigotski defende que essas brincadeiras compõem a gênese das operações com sistemas de representação, quando a criança atribui aos objetos a função de signo. O autor traça a pré-história da linguagem escrita para demonstrar que um sistema simbólico mais complexo como a escrita tem precursores que contribuem para o seu desenvolvimento e a sua significação. O objetivo do estudo é analisar a incorporação de práticas de letramento contextualizadas nas brincadeiras de faz de conta em uma turma de crianças do último ano da Educação Infantil em um Centro de Educação Infantil Municipal, em Campinas. A metodologia é qualitativa e trata-se de um estudo de natureza interventiva, que busca acompanhar o cotidiano das práticas pedagógicas, criando um campo de problematização em torno das possibilidades de inserção de materiais que fazem parte da cultura escrita, nos momentos de brincadeira de faz de conta. A hipótese é que as crianças possam ampliar as situações no jogo de papéis incorporando as práticas de leitura e de escrita nas brincadeiras. Tais situações serão vídeogravados, acompanhadas pelo registro em diário de campo, para informações complementares. A organização será por episódios para estudo e análise. Os resultados contribuirão para conjecturarmos sobre o papel da mediação e do planejamento de situações culturais de uso da escrita e da leitura na inserção das crianças em práticas de letramento, durante as brincadeiras de faz de conta.

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