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A representação da metamorfose em L'homme qui rit: modos de transmidiação e contextos de recepção no surrealismo alemão e no cinema contemporâneo

Processo: 24/07609-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2028
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Ana Luiza Ramazzina Ghirardi
Beneficiário:Melissa Marangoni Leme
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estética Cinematográfica | intermidialidade | O homem que ri | transmidiação | Victor Hugo | Intermidialidade

Resumo

O presente projeto de pesquisa busca examinar as relações entre modos detransmidiação e contextos de recepção das obras. Ele toma como objeto a desconfiguraçãofacial de Gwynplaine, personagem principal do livro O homem que ri (1869), de Victor Hugo,para duas produções cinematográficas homônimas, datadas de 1928 e 2012. A hipótese inicialé a de que as concepções estéticas, possibilidades técnicas e formas de recepção prevalentes emum determinado período impactam no repertório de recursos narrativos disponíveis para atransmidiação de obras. O romance de Victor Hugo e os filmes nele baseados são produzidosem séculos distintos e têm por público-alvo comunidades também fortemente distintas. Essaradical diferença do espaço e do tempo de produção e recepção das obras impacta,necessariamente, o repertório de recursos técnicos e estruturas narrativas disponíveis. Busca-seexaminar as relações entre modos de transmidiação e contextos de recepção tendo por base asteorias de Julia Kristeva (1982); Mikhail Bakhtin (1965) sobre o belo e o grotesco, quepermeiam as obras de Victor Hugo; os trabalhos de Jaques Aumont (1995), André Gaudreaulte Philippe Marion (2000, 2002, 2005, 2016) e Kristin Thompson (2019) sobre a relação e aestética e de Lars Elleström (2017, 2019) para a análise dos processos de transmidiação erecepção, tendo como base, seu modelo de comunicação centralizado na mídia. O projeto buscacontribuir para o movimento contemporâneo de reconstrução dos paradigmas de textosliterários e de sua reconfiguração no contexto das novas mídias e das novas dinâmicas sociaisde circulação de textos.

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