Bolsa 23/08491-5 - Equidade em saúde, Escolas - BV FAPESP
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Ações em saúde menstrual: caminhos entre brasil e argentina

Processo: 23/08491-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 16 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 15 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Natália Sevilha Stofel
Beneficiário:Maria Gabriele Formis Silva
Supervisor: Ornela Barone Zallocco
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP), Argentina  
Vinculado à bolsa:22/08130-0 - Promoção da dignidade menstrual sob a ótica da gestão escolar, BP.IC
Assunto(s):Equidade em saúde   Escolas   Menstruação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equidade em saúde | escola | menstruaçao | Dignidade Menstrual

Resumo

A menstruação é um processo social, cultural e biológico, cercado de estigmas que impactam na vida das pessoas que menstruam, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, pobreza menstrual é um importante marcador das desigualdades sociais e a promoção de saúde menstrual mostra-se relevante no desenvolvimento sadio das pessoas, de modo a se incluir na análise a equidade social e a justiça sexual e reprodutiva. A pobreza menstrual é um fenômeno que acomete milhões de pessoas na América Latina, como é o caso de países como Brasil e Argentina. Em um rápido comparativo, o Brasil iniciou a criação de projetos e leis voltadas para a saúde menstrual em 2022, e elas estão mais focadas na distribuição de produtos para o manejo menstrual, enquanto a Argentina, trazia essa problemática e possíveis resoluções em 2020, por meio de projetos de lei, que cobravam o fim dos impostos sobre os produtos de higiene menstrual e também sua distribuição gratuita, bem como compreendia a importância de ações educativas sobre o tema. Com isso, este estudo tem como objetivos compreender as percepções de professores(as), gestores(as) escolares e estudantes argentinas(os) acerca da promoção da Dignidade Menstrual.

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