Bolsa 24/13693-9 - Estudantes de medicina, Saúde mental - BV FAPESP
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Caracterização do trote universitário e sua associação com a saúde mental nos estudantes universitários brasileiros

Processo: 24/13693-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Laura Fernandes Berto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12901-9 - Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), AP.ESP
Assunto(s):Estudantes de medicina   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente De Aprendizagem | Estudantes de Medicina | Saúde Mental | trote universitário | Validação de Escala | Psiquiatria

Resumo

O ambiente de aprendizagem universitário pode apresentar diversos aspectos negativos, afetando a saúde mental e bem estar dos estudantes. Para os alunos recém ingressados na universidade, esses aspectos se relacionam ao processo de ingresso ao novo ambiente social, envolvendo as práticas violentas de iniciação conhecidas como "trote". A prática do trote remete à submissão de indivíduos a experiências com risco de dano físico ou emocional como uma condição de ingressar ou manter a participação em certo grupo social, independentemente da vontade da pessoa submetida. As práticas relacionadas ao trote variam em sua forma, conteúdo e interpretação, podendo gerar diferentes impactos na saúde mental do estudantes. Dessa forma, esse estudo propõe a validação da University Hazing Self-Report Scale para quantificar o trote dentro das instituições universitárias transculturalmente e avaliar o impacto desse nos diferentes aspectos mentais e psicossociais dos estudantes. Este será um estudo observacional transversal que utilizará como amostra acadêmicos de medicina de todas as regiões do Brasil. Os estudantes serão convidados a participar e mediante a aceitação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, irão receber um questionário estruturado, autoaplicável, enviado e respondido por via eletrônica. O questionário será formado pela escala University Hazing Self-Report Scale, uma avaliação sociodemográfica, além de instrumentos já validados para avaliação de aspectos psicossociais dos estudantes. Inicialmente será realizada análise descritiva das características sociais da população estudada. Serão avaliadas a consistência interna e a confiabilidade teste-reteste da escala. Além disso, serão feitos teste de invariância por sexo, idade e loal geográfico (interior/capitais), utilizando o teste Multiple-Group Confirmatory Factor Analysis. A partir dos resultados obtidos pelo questionário esperamos, além da validar a University Hazing Self-Report Scale, identificar os impactos da prática do trote e da má percepção do ambiente de aprendizagem na saúde mental dos estudantes de Medicina.

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