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Avaliação de uma intervenção voltada à vigilância do desenvolvimento infantil utilizando a Caderneta da Criança em dois municípios brasileiros

Processo: 24/13996-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Fixação de Jovens Doutores
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Débora Falleiros de Mello
Beneficiário:Juliana Araujo Teixeira
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/02083-5 - Avaliação de uma intervenção voltada à vigilância do desenvolvimento infantil utilizando a Caderneta da Criança em dois municípios brasileiros, AP.R
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Crianças   Desenvolvimento infantil   Saúde da criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária a saúde | Ciência da implementação | criança | Desenvolvimento Infantil | Saúde da Criança

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar uma intervenção voltada à realização da vigilância do desenvolvimento infantil (DI) pelos profissionais da saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) de Louveira e Jundiaí. Os objetivos específicos são: [i] analisar a perspectiva dos gestores de saúde de Louveira e Jundiaí em relação ao desenho e implementação da intervenção para a vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da APS; [ii] analisar o impacto da intervenção voltada à realização da vigilância do DI pelos profissionais da saúde da APS; [iii] analisar indicadores de saúde infantil; [iv] avaliar barreiras e facilitadores para a implementação da vigilância do DI nos municípios estudados. Trata-se de estudo de implementação de métodos mistos, estruturado nas fases: [i] desenvolvimento da base teórica; [ii] entrevistas com gestores; [iii] estudo explicativo composto pelo desenvolvimento da sensibilização dos profissionais da saúde para a vigilância do DI; [iv] estudo avaliativo que consistirá na avaliação da efetividade da intervenção por meio de um ensaio randomizado por cluster. A intervenção consiste em uma série de ações de formação e sensibilização, presenciais (8 horas) e à distância (12 horas). Desfechos do modelo RE-AIM (Reach Effectiveness Adoption Implementation Maintenance) serão avaliados após a intervenção, utilizando abordagem qualitativa. A efetividade da intervenção será analisada por meio da comparação dos desfechos "avaliação dos marcos do DI" e "orientações sobre DI oferecidas às famílias", antes e após a intervenção. Serão utilizadas técnicas de análise multivariada, aplicando-se modelos de regressão de Poisson com variância robusta, considerando o delineamento da amostra. Os dados qualitativos serão analisados de forma sistemática e serão apresentados de acordo com o Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ).

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