Bolsa 24/09438-3 - Gaston Bachelard, Formação de professores - BV FAPESP
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Desdobramentos epistemológicos da física moderna: Analisando concepções de Natureza das Ciências de licenciandos

Processo: 24/09438-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Gameiro Munhoz
Beneficiário:Vitória Vieira Chirazava
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/04867-2 - Física e instrumentação de altas energias com o LHC-CERN, AP.ESP
Assunto(s):Gaston Bachelard   Formação de professores   História da física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bachelard | Epistemologia das Ciências | filosofia da física | Física Moderna e Contemporânea | formação de professores | História da física | Ensino de Física Moderna

Resumo

A inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos currículos da educação básica é essencial para um ensino que condiga com as constantes mudanças pelas quais as ciências passam. Para além do estudo de novos fenômenos e o desenvolvimento de teorias, a FMC acarretou em profundas mudanças epistemológicas. Assim, a inserção de elementos sobre a natureza das ciências (NdC) torna-se ainda mais essencial para uma educação capaz de formar cidadãos com perspectivas adequadas sobre o conhecimento científico, podendo ser realizada por meio de discussões que incluam a História e Filosofia das ciências. Sobretudo, uma das características que geram compreensões distorcidas dessa atividade é a relação estabelecida entre os dados empíricos obtidos pela experimentação e as teorias que os organizam. Dessa forma, a fim de que as salas de aulas se adequem a esse panorama, são necessários docentes capacitados a ensinar esses temas e promover reflexões sobre o fazer científico. Nesse sentido, este trabalho visa analisar a concepção de estudantes do curso de licenciatura em física acerca da relação entre teoria e experimento no contexto da FMC, enquanto elemento central da NdC. Para tal, exploraremos as potencialidades do episódio histórico de difração de elétrons, experimento realizado por Davisson e Germer, para a contextualização de discussões sobre elementos do fazer científico. A epistemologia histórica de Bachelard é tida como norteadora da análise, visto que ela incorpora as transformações epistemológicas resultantes da FMC e explora o elemento escolhido. Dos conceitos bachelardianos tem-se como eixo estruturante da pesquisa a noção de fenomenotécnica, tão expressiva na física do século XX, que propõe uma relação dialética entre o plano experimental e o teórico. Buscamos estabelecer relações entre as bases teóricas empregadas nas técnicas experimentais do experimento selecionado por meio de uma análise historiográfica, a fim de desenvolver uma intervenção didática em uma das disciplinas do curso de licenciatura de física da USP. A partir disso, esperamos analisar as concepções dos futuros professores acerca da natureza da física e como elas mudam no decorrer da disciplina, além de promover atividades que auxiliem suas futuras atividades docentes, inserindo discussões sobre a NdC no ensino básico.

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