Bolsa 23/18158-1 - Ficção, Poética - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Maquiavel e a Fortuna: entre política, representação e ficção

Processo: 23/18158-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Eunice Ostrensky
Beneficiário:Vinícius dos Santos Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ficção   Poética   Política   Representação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ficção | fortuna | Maquiavel | Poética | Política | Representação | Pensamento político moderno. Maquiavel.

Resumo

O pensamento político de Nicolau Maquiavel, embora tenha sido objeto de extensosestudos, ainda suscita divergências interpretativas, especialmente no que diz respeito aosconceitos fundamentais de Fortuna e virtù presentes em suas obras políticas primárias, comoIl Principe e os Discorsi. O estudo propõe uma abordagem abrangente, incorporando suasobras não políticas, notadamente as peças teatrais La Mandragola, Clizia e Andria, e poemascomo Dell'occasione e Di Fortuna. A pesquisa centra-se na análise do conceito de Fortuna,tradicionalmente relegado a uma posição secundária em comparação com a virtù nas análisespolíticas maquiavelianas. Além disso, a investigação busca compreender a relação entrepolítica, representação e ficção na obra de Maquiavel, explorando a relevância das obraspoéticas para uma compreensão mais ampla da Fortuna. A hipótese subjacente é que ascomédias maquiavelianas têm propósitos além do entretenimento, servindo como veículos deensinamento através do riso, utilizando metáforas e paralelismos. O método adotado paraatingir esses objetivos envolve uma abordagem retórica, seguindo o exemplo de análisescomo a de Victoria Kahn em Machiavellian Rhetoric (1994) e Mikael Hörnqvist emMachiavelli and Empire (2004), que destaca a importância de La Mandragola como umverdadeiro tratado de retórica, considerando a adaptação do discurso a diferentes contextos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)