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Desenvolvimento de técnicas analíticas visando o controle de qualidade do processo de obtenção do filamento e do biochip Melox obtido por impressão 3D.

Processo: 24/12674-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Roberta Balansin Rigon
Beneficiário:Camila Cubayachi
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Vinculado ao auxílio:23/15227-2 - Desenvolvimento de um implante anti-inflamatório personalizável para o mercado veterinário (Melox), AP.PIPE
Assunto(s):Anti-inflamatórios   Impressão tridimensional   Medicina veterinária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anti-inflamatorio | Filamento | implante polimérico | impressão 3D | Veterinária

Resumo

O Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos com 149,6 milhões de animais de estimação. O faturamento do mercado pet foi de 60,2 bilhões em 2022 com crescimento estimado de 16,4% ao ano. O uso de medicamentos em pets é recorrente e 77,2% são prescrições para administração por via oral, podendo gerar dificuldades ao tutor para conseguir medicar o pet com sucesso. A 3D Pharma traz a solução através do implante de dose única personalizada contendo meloxicam, o qual é amplamente utilizado em pets para o alívio sintomático da inflamação, dor de intensidade leve a moderada e terapêutica base de várias patologias. O produto proporcionará uma liberação sustentada por 3 dias, evitando desconforto de múltiplas doses e trazendo eficiência terapêutica, conforto para o pet e tutor. O Pipe Fase I realizará o controle de qualidade do filamento e do protótipo avaliando o teor de meloxicam em ambos, além dos ensaios de uniformidade de massa, dureza, teor de umidade, uniformidade de conteúdo, ensaio de liberação in vitro, escalabilidade do processo, ensaio de citotoxicidade e teste de esterilização. Paralelamente, será realizado aproximação com veterinários e o público-alvo por meio de encontros para apresentação da proposta, comunicação via rede sociais para integrar a marca no nicho pretendido e levantamento de informações técnicas e de mercado. Ao término, será realizado envio da proposta para o Pipe fase 2.

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