Bolsa 24/00944-3 - Desigualdade social, Ensino de ciências - BV FAPESP
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Ensino de Ciências no Brasil e Dinamarca: fatores sociais e integração cultural.

Processo: 24/00944-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Graciella Watanabe
Beneficiário:Graciella Watanabe
Pesquisador Anfitrião: Adrienne Lorelei Traxler
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Copenhagen, Dinamarca  
Vinculado ao auxílio:20/04867-2 - Física e instrumentação de altas energias com o LHC-CERN, AP.ESP
Assunto(s):Desigualdade social   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desigualdade social | ensino de ciencias | Integração cultural | Segregação Territorial | Ensino de Ciências

Resumo

Estudos atuais têm demonstrado que a trajetória escolar dos indivíduos são marcadas pelas violências simbólicas ao longo de suas vidas e caracterizadas pela hierarquização social, cultural e econômica. No contexto educacional, os estudantes traçam suas escolhas profissionais calcados no arcabouço de conhecimentos e experiências acumuladas na vida escolar e cultural possibilitada, em especial, pelo acesso ao bem econômico. Nessa pesquisa, pretende-se acomodar a teoria bourdieusiana e os estudos sobre território, para engendrar reflexões mobilizadas pelos resultados de métodos qualitativo e quantitativo para o ensino de ciências. Busca-se compor uma matriz analítica inferencial sobre a educação brasileira e dinamarquesa através dos estudos de marcadores culturais e sociais nas escolas da educação básica. Partindo do estudo sobre desigualdade e os contextos sociais dos estudantes, objetiva-se compreender as condições simbólicas e objetivadas do acesso ao conhecimento científico e como elas, posteriormente, podem ser fatores determinantes na segregação social e cultural. Para efeitos comparativos, pretende-se encontrar aproximações e afastamentos das segregações observadas entre dois países distintos cultural e economicamente. Assim como, produzir novas reflexões sobre a ideia de integração cultural e os efeitos de lugar de Pierre Bourdieu no contexto da educação contemporânea a partir do estudo de duas grandes metrópoles.

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