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A constituição de estigmas no espaço escolar: situações potencialmente conflitivas no contexto contemporâneo

Processo: 24/06217-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 02 de novembro de 2024
Vigência (Término): 01 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Angela Maria Martins
Beneficiário:Angela Maria Martins
Pesquisador Anfitrião: Maria Fernanda dos Santos Martins
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Discriminação   Administração escolar   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contextos vulneráveis | discriminação | estigmas | gestão escolar | sociologia da educação

Resumo

Esta pesquisa dá prosseguimento a uma investigação de grande porte - financiada pela Fundação Carlos Chagas (Projeto EPFC 0283), e pelo Edital Universal do CNPQ (Processo 445406/2014-3). Em 2016, a partir de elementos que emergiram no referido estudo, acrescentamos a introdução da problemática portuguesa sobre este tema, respeitando-se as aproximações e guardados os devidos distanciamentos das questões educacionais daquele país, em relação à realidade brasileira. Assim, implementamos a pesquisa Conflitos e convivência no espaço escolar: possíveis aproximações entre Brasil e Portugal, por meio da Bolsa BEPE (Processo Fapesp 16/07220-4). O estudo foi sediado na UIED (Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento), que apoia o Programa Doutoral em Ciências da Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a professora Doutora Mariana Gaio Alves. Em continuidade à temática, esta investigação busca apreender elementos que configuram a gramática de relações de convivência entre gestores, famílias e/ou responsáveis por estudantes de escolas públicas. Trata-se de estudo qualitativo - de caráter colaborativo -, cujo objetivo geral é discutir questões que incidem no cotidiano de escolas públicas, em parceria com gestores escolares, em torno das seguintes questões: desafios enfrentados por unidades de ensino públicas municipais em situações de conflito geradas, sobretudo, por diferenças culturais e de origem socioeconômica dos alunos; ações que podem ser implementadas para mitigar o fenômeno das intolerâncias e da constituição de estigmas no espaço escolar; estratégias no planejamento escolar para refrear os desdobramentos deletérios do uso de redes sociais na emergência de conflitos escolares. A investigação ficará sediada no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no Centro de Investigação em Educação - CIED - em parceria com a professora Doutora Maria Fernanda Martins, no âmbito na linha 1 - Diversidade, democratização e inclusão social, onde desenvolve o projeto Políticas, Governação e Administração da Educação-Educação 3D - Democracia, desigualdade e diferença.Palavras-chaves: gestão escolar; estigmas; discriminação; contextos vulneráveis. (AU)

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