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Entre o cuidado e o cuidador: a efetividade do trabalho como estagiário bolsista no acompanhamento de estudantes da educação especial na cidade de assis- são paulo.

Processo: 24/10474-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2024
Vigência (Término): 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Amanda Lays Monteiro Inacio
Beneficiário:Lauren Marlene Fiori Salvador
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Educação inclusiva   Diagnóstico psicológico   Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | educação inclusiva | Psicodiagnóstico | psicologia escolar | Psicologia escolar

Resumo

No país, começou-se a discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência dentro do ambiente escolar através de uma concepção de cura da deficiência por intermédio do ensino. Apenas a partir dos anos 50 que a assistência educacional às pessoas com deficiência foi reconhecida explicitamente pelo governo federal, por intermédio da elaboração de propagandas que incentivavam esse debate. Entretanto, uma práxis de educação inclusiva não será assegurada somente mediante portarias que obriguem a presença dos alunos com deficiência dentro das escolas regulares. A inclusão, portanto, só ocorrerá com intervenções congruentes dentro do sistema educacional brasileiro. Concomitantemente, cresce-se o índice de diagnósticos infantis de transtornos de aprendizagem ou de neurodesenvolvimento como o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas crianças estão presentes no ambiente escolar, mas questiona-se se elas conseguem subsistir no mesmo. Dito isso, o objetivo dessa pesquisa é examinar a efetividade do trabalho de estagiários bolsistas que acompanham alunos da educação especial, além da sua relevância para a inclusão e a permanência propriamente dita deste estudante dentro do ambiente escolar. A pesquisa será feita com estagiários bolsistas que atuam no território de Assis-SP, mediante uma pesquisa qualitativa para coleta de dados e uma entrevista semi-dirigida.

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