Bolsa 24/09447-2 - Desenvolvimento infantil, Inteligência emocional - BV FAPESP
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Relação entre Inteligência Emocional e Estilos Parentais no Brasil

Processo: 24/09447-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Monalisa Muniz Nascimento
Beneficiário:Maria Eduarda Pechetto de Campos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Inteligência emocional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | estilos parentais | inteligência emocional | Parentalidade e Inteligência Emocional

Resumo

Durante a infância, o contato com cuidadores é essencial para o desenvolvimento das crianças, e esse movimento de cuidado é caracterizado como parentalidade. O modo como essas relações se dão são os chamados estilos parentais (EPs), os quais são classificados em três grupos: autoritário, autoritativo e permissivo. Os EPs são responsáveis pela formação de diversas habilidades da criança, e entre elas está a Inteligência Emocional (IE). Por sua vez, a IE é a capacidade de perceber, compreender e regular emoções, a fim de promover o crescimento emocional e intelectual, sendo de muita importância para as crianças, e que pode ser mediada por meio dos estilos parentais. No Brasil, não há pesquisas que relacionem esses dois construtos, dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo comparar a inteligência emocional de grupos de filhos adultos que se percebem terem sido criados em cada um dos tipos de estilos parentais. Isso será feito por meio do recrutamento de aproximadamente 200 participantes com idades entre 18 e 35 anos, de ambos os sexos, que sejam alfabetizados e tenham sido criados por pai, mãe, ou um outro responsável maior de 18 anos. Os participantes responderão a um questionário de caracterização socioeconômica, e a dois inventários: PAQ, que avaliará os estilos parentais por heterorrelato; e ICE 3.0 que analisará as competências emocionais dos participantes por autorrelato. As análises de dados quantitativas serão via estatísticas descritivas e inferenciais, para verificar o objetivo do trabalho.

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