Busca avançada
Ano de início
Entree

Células solares de banda intermediária baseadas em pontos quânticos de submonocamada de InAs obtidos com uma reconstrução de superfície (2x4)

Processo: 23/10255-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Alain André Quivy
Beneficiário:Ahmad Al Zeidan
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células solares   Epitaxia por feixe molecular   Pontos quânticos   Semicondutores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células Solares | Epitaxia por feixe molecular | pontos quânticos | Reconstrução de superfície | Simulador Solar | submonocamada de InAs | Semicondutores

Resumo

Neste projeto, o Dr. Ahmad Al Zeidan irá otimizar uma nova técnica de crescimento de pontos quânticos de submonocamadas (SMLQDs, submonolayer quantum dots) de InAs. A novidade consiste em depositar os SMLQDs na presença de uma reconstrução de superfície (2x4) de maneira a poder nuclear ilhas bidimensionais (2D) de InAs de boa qualidade que são fundamentais para a formação dos SMLQDs. Porém, em vez de baixar a temperatura da amostra até 500 °C para depositar o InAs - o que leva a uma reconstrução c(4x4) - e depois baixar o fluxo de arsênio para recuperar a reconstrução (2x4), como fizemos nos últimos anos, usaremos uma nova abordagem. A temperatura será menos reduzida que anteriormente (525 °C) de maneira a manter a reconstrução (2x4) e evitar que ela mude para c(4x4). Neste caso, não haverá mais necessidade de diminuir o fluxo de arsênio, o que permitirá obter um alto conteúdo de índio nas amostras, ao contrário do que acontecia com a técnica anterior. Este novo tipo de SMLQDs será usado no meio de uma célula solar de GaAs para possibilitar a absorção de radiação possuindo uma energia menor que a do gap do GaAs. Esperamos assim fabricar, pela primeira vez, uma célula fotovoltaica de banda intermediária com eficiência de conversão maior que suas congêneres sem QDs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)