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A medicina na Ética de Espinosa

Processo: 24/09094-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Luís César Guimarães Oliva
Beneficiário:Felipe Bellei Cordeiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Baruch Espinoza   Medicina   Métodos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espinosa | Ética | Hipócrates | Medicina | Método | Filosofia e Medicina

Resumo

A hipótese da pesquisa é que a Ética de Espinosa possa ser lida como uma obra deinspiração hipocrática. Nosso objetivo será dar relevo à presença do método médico na suaconstituição. Isso implica duas pertinências: 1) a de Espinosa na tradição de interpenetração entremedicina e filosofia e 2) a do método médico no interior da Ética. Nesse projeto partimos donascimento da medicina como tékhne iatrike (arte de curar/cuidar) com os gregos hipocráticos,passando pela incorporação de seu método na história da filosofia. A medicina hipocrática nasce apartir da existência da filosofia pré-socrática, que deu sistematicidade ao estudo da natureza(physis). A physis é o ordenamento central a partir do qual brota toda a tékhne médica,conferindo-lhe a forma de seu lógos e de sua praxis: o médico é aprendiz e auxiliar de uma physisque cura a si própria. Em Platão a tékhne médica é modelo de método para a disciplina nascente, afilosofia, que deveria proceder com a psykhe ao modo analítico que Hipócrates procede com asoma. Aristóteles faz uso da tékhne como modelo de método para sua Ética a Nicômaco. Cícero asiguala, definindo a filosofia como a medicina do ânimo. Em Espinosa vemos, como sustentado porChaui (2020), a incorporação do método médico na construção do Tratado da emenda do intelecto.Queremos levar adiante a hipótese interpretativa de que Espinosa refaz o percurso que a medicinagrega faz em sua formação. Na Ética, assim como nos hipocráticos, é do ordenamento da naturezaque brota um método para a salvação (salus): nossa hipótese é que o diagnóstico e a terapêuticageminadas na Ética são desenhadas a partir da condição de dupla causalidade (interna e externa)que é própria à natureza humana; sobre este apoio exploraremos o diagnóstico da submissão àspaixões como adoecimento e a hipótese da interiorização da causalidade como terapêutica.

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