Bolsa 23/15802-7 - Desenvolvimento infantil, Relações mãe-filho - BV FAPESP
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Comparações entre a interação mãe-bebê considerando presença/ausência de atraso no desenvolvimento infantil aos nove meses de vida do bebê

Processo: 23/15802-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Taís Chiodelli
Beneficiário:Tainá Guedes Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Relações mãe-filho   Recém-nascido prematuro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | Interação mãe-bebê | prematuridade | Desenvolvimento infantil

Resumo

Os seres humanos dependem de cuidados para sua sobrevivência desde o momento do seu nascimento, tornando imprescindível a relação com seu cuidador, geralmente a mãe, para a promoção do desenvolvimento infantil. A presente pesquisa visa descrever e comparar a interação mãe-bebê aos nove meses de idade considerando a presença/ausência de atraso no desenvolvimento infantil, e relacionar os comportamentos das mães e dos bebês em interação com o desenvolvimento infantil. Será realizado um estudo retrospectivo, utilizando o banco de dados do projeto "Prematuridade: percepção materna, saúde emocional materna, interação mãe-bebê e desenvolvimento infantil", com 20 díades mães-bebês, divididas em Grupo 1 - 10 díades cujos bebês apresentaram atraso no desenvolvimento e Grupo 2 - 10 díades cujos bebês não apresentaram atraso. A análise dos dados de interação mãe-bebê será feita a partir do protocolo Interadíade, que classifica tanto os comportamentos maternos quanto infantis.1 Os critérios para atraso no desenvolvimento serão quantificados pelas subescalas de desenvolvimento cognitivo, motor e de linguagem do instrumento BSDI-II. Serão realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. A partir dos resultados obtidos, espera-se identificar comportamentos maternos que possam ser alvo de intervenções com vistas à promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância.

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