Bolsa 24/06993-6 - Sociologia do cinema - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O abismo em tela. "Dispositivo de Alerta" e Análise Sociológica em Três Filmes Contemporâneos

Processo: 24/06993-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 28 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 25 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Mauro Luiz Rovai
Beneficiário:Mauro Luiz Rovai
Pesquisador Anfitrião: Anne Simon
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École Normale Supérieure, França  
Assunto(s):Sociologia do cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise sociológica de filmes | Autonomia e heteronomia | Filme como Dispositivo de Alerta | Significações imaginárias | sociologia do cinema | Sociologia do cinema

Resumo

Esta pesquisa discute a noção de empresa como significação imaginária social em três filmes contemporâneos - Você não estava aqui (dir. Ken Loach, Reino Unido, França, Bélgica, 2019), Exílio (dir. Visar Morina, Alemanha, Bélgica, Kossovo, 2020) e Un autre monde (dir. Stéphane Brizé, França, 2021). O objetivo é identificar determinadas aproximações, distanciamentos ou insistências que nos permitam perspectivar certos aspectos das sociedades contemporâneas, notadamente aquelas em que a forma empresa é dominante na maneira como as pessoas dão sentido à vida, aos outros e ao mundo em que habitam. A hipótese é que esses filmes constituem uma espécie de tríptico e que, em conjunto, poderiam ser vistos como "dispositivo de alerta", pois os elementos que neles insistem parecem encenar as significações imaginárias ligadas mais ao desejo de heteronomia do que ao de autonomia. Do ponto de vista metodológico, tanto a base epistêmica - os fundamentos teóricos que nos permitem lidar com imagens e sons como objeto de investigação na sociologia - quanto a procedimental - o modo de análise - está mediado por dois autores: o sociólogo Pierre Francastel e o historiador Pierre Sorlin. O cuidado de fundo é dar carácter heurístico à análise de filmes, fazendo-os falar a partir de hipóteses colocadas ao seu universo plástico, expressivo, e não os tomar como material secundário para comprovar o que outros domínios das ciências sociais já mostraram por meio de outros métodos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)