Bolsa 24/09779-5 - Escrita, Ortografia - BV FAPESP
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Características fonológicas da sílaba em transposições ortográficas na escrita de crianças portuguesas

Processo: 24/09779-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Mirian Verza Amarante
Supervisor: Maria Joao dos Reis de Freitas
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:23/03671-5 - Comparação entre características do pé métrico em transposições ortográficas da escrita de crianças brasileiras e portuguesas, BP.DR
Assunto(s):Escrita   Ortografia   Sílaba
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita | ortografia | sílaba | transposição ortográfica | Aquisição ortográfica

Resumo

Na literatura, é possível encontrar o interesse em investigar a escrita infantil, principalmente quando essa análise se volta para ocorrências ortográficas não convencionais. Dentre os estudos, ainda, se sobressaem aqueles que assumem tais ocorrências enquanto sinais de dificuldades ou sintomas de transtorno de aprendizagem. Diferentemente dessa visão, entendemos que o aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais seria um efeito do funcionamento de características fonológicas da língua, dessa forma, a análise dessas ocorrências permitiria detectar pontos de instabilidade que o próprio funcionamento da língua provocaria na escrita infantil. Na busca de observar esse efeito, estamos desenvolvendo nosso projeto de doutorado do Brasil com o objetivo geral de: comparar características fonológicas da sílaba em transposições ortográficas da escrita de crianças brasileiras e portuguesas. Para aprimorar nosso estudo, temos como proposta para solicitação da BEPE a revisão da análise dos dados e realização de leituras especializadas que julgamos necessárias para atingirmos nosso objetivo e descrever as possíveis explicações para as semelhanças e diferenças dos achados entre as duas variedades linguísticas. Para tanto, propomos quantificar e comparar a presença das transposições ortográficas de modo a detectar sua gradiência interna conforme ocorrem sob forma de intersilábica simples; intersilábica duplas; intrassilábica simples e intrassilábica duplas. Posteriormente, propomos observar e comparar a qualidade das movimentações, analisando: (1) de qual posição da sílaba partem e em qual posição da sílaba chegam os grafemas deslocados, observando se esse deslocamento provocaria a manutenção; o aumento; ou a redução da complexidade silábica na sílaba de chegada, comparada com a sílaba de partida dos segmentos; e (2) de qual sílaba da palavra parte a movimentação dos segmentos (sílabas acentuadas ou sílabas não acentuadas). Esperamos, com essa pesquisa, demonstrar como o funcionamento da língua pode explicar o aparecimento de ocorrências ortográficas não convencionais, mais especificamente as transposições, na escrita das crianças analisadas.

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