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Acesso a Serviços e Condições de Saúde de Meninos que Praticam Bullying na Escola no Brasil: uma Análise de Dados Secundários Baseada em Dados de Pesquisa em Grande Escala

Processo: 24/08810-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Wanderlei Abadio de Oliveira
Beneficiário:Anna Clara Vitorassi Almeida
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Saúde mental   Violência escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | Dados secundários | Pesquisa Nacional | Saúde do escolar | Saúde Mental | Violência escolar | Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

A literatura científica sobre a saúde do homem já revelou que esse grupo populacional é o que menos procura ou acessa serviços de saúde. Por outro lado, há um corpo consolidado de pesquisas que indicam serem os meninos os que mais praticam bullying na escola. É sabido que o bullying afeta a saúde e o desenvolvimento de todos os envolvidos, mas poucos estudos particularizam as experiências de grupos específicos. Nesse sentido, esse estudo objetiva identificar aspectos relacionados ao acesso a serviços e condições de saúde de meninos que referiram praticar bullying na escola comprados com meninos que não agressores segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2019). Em termos metodológicos, será realizada uma análise secundária dos dados de meninos identificados como agressores na PeNSE 2019 agressores. A amostra do banco de dados é composta por 125.123 estudantes de todo Brasil com idades entre 13 e 17 anos. Todas as questões que avaliaram acesso a serviços (oito questões) e condições de saúde (sete questões) serão alvo de investigação. Considerando a natureza e o nível dessa pesquisa, os dados serão analisados de forma descritiva. Os resultados esperados dizem respeito aos seguintes aspectos: 1) identificação de padrões de acesso a serviços de saúde entre meninos que relataram praticar bullying na escola; 2) identificação de possíveis diferenças no acesso a serviços de saúde em comparação com meninos que não declaram praticar o fenômeno; 3) identificação de possíveis impactos do bullying na saúde dos meninos; 4) análise de disparidades geográficas no acesso a serviços e condições de saúde considerando que o banco de dados é de natureza nacional; e 5) exploração de diferenças demográficas que possam influenciar as experiências de saúde dos estudantes. Poderão ser oferecidos insights para a formulação de estratégias mais eficazes de prevenção e suporte aos estudantes que praticam bullying nas escolas, considerando a sua disposição ou a ausência dela para procurar ajuda nos serviços de saúde, principalmente.

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