Bolsa 24/03797-1 - Discurso, Ética - BV FAPESP
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O discurso das academias de letras latino-americanas na pandemia: o funcionamento do "ajuste discursivo"

Processo: 24/03797-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciana Nogueira
Beneficiário:Moisés Almada Melo de Paiva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Discurso   Ética   Pandemias   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Academias de letras latino-americanas | Ajuste discursivo | Discurso | Ética | Pandemia | Análise de Discurso

Resumo

Este projeto busca analisar os discursos do "I Encontro da Academia Brasileira de Letras com as Academias da América Latina: A missão das Academias no mundo de hoje (2020)", que se constitui como nosso corpus de pesquisa, com o intuito de analisar discursivamente as regularidades características do discurso de autoridades intelectuais durante o período da pandemia do coronavírus, particularmente no que concerne à presença da moralidade nesses discursos. A pesquisa se filia à teoria materialista do discurso conforme os trabalhos de Michel Pêcheux (2006; 2014) e Eni Orlandi (2007, 2008). A metodologia é a da Análise de Discurso, considerando seu dispositivo teórico e construindo um dispositivo analítico, entremeando procedimentos de descrição e interpretação do corpus de análise. Quanto à problematização, provocando efeitos de mudança de valores, esses discursos dos acadêmicos advogaram uma nova ética para o período, de acordo com as mudanças que alteravam tanto o funcionamento da intelectualidade e da academia quanto para outros setores da vida pública. Nessa esteira, destacamos a importância do conceito de "ajuste discursivo", formulado por Marie-Anne Paveau (2015), pelo funcionamento do qual podemos observar o funcionamento de posições-sujeito de autoridade acadêmica. Trazemos também a reflexão sobre transitividade e temporalidade na enunciação, da forma como é trabalhada por Mónica Zoppi-Fontana (2014), articulando os trabalhos das duas pesquisadoras com o propósito de discutir aspectos da relação da Análise de Discurso com a Ética e o estudo da moralidade.

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