Bolsa 24/16583-0 - Bossa nova, Cultura - BV FAPESP
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Epistemicídio negro na bossa nova: análise da construção da narrativa sobre raça na bossa nova entre os anos de 1959 e 1963

Processo: 24/16583-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Angela Maria Grossi
Beneficiário:Pedro Santos Freire
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Bossa nova   Cultura   Jornalismo   Raça
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bossa Nova | cultura | Democracia Racial | Embranquecimento | Jornalismo | raça | Jornalismo racial

Resumo

Em um período em que discussões a respeito de raça e apropriação cultural crescem, esta pesquisa busca compreender o impacto do discurso midiático no retrato do movimento bossa nova entre os seus anos de maior relevância, 1959 até 1963. Visto que a bossa nova pela suas características e dinâmicas particulares, serve de espelho da realidade brasileira do período. Ela serve, ademais, de lócus para discussões sobre branquitude, raça, apropriação cultural e classe, considerando que o movimento também representa produto de legitimação cultural da classe média branca do período. Além disso, o movimento bossa nova serviu de objeto de estudo para análise do jornalismo cultural que o retratou, mas que, por este, foi profundamente afetado. Mudando características editoriais e de escrita sobre o jornalismo especializado e em especial o jornalismo de música que a partir desse ponto muda sua abordagem como apontam estudos anteriores. Por isso, serão discutidas as dinâmicas raciais contidas e representadas nas publicações dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo" do período, através da sistematização dos valores-notícia, disponibilização de elementos gráficos e o enquadramento dado pelos textos. Com fundamentação teórica através de revisão bibliográfica, será feita uma análise documental ancorada pela análise do conteúdo a fim de avaliar, por um prisma racial, como foi retratado o movimento bossa-nova, seus artistas e as dinâmicas sociais envolvidas. Deverão ser delimitados as origens, o contexto político e social do movimento, bem como os artistas envolvidos a fim de restringir a pesquisa considerando o caráter multifacetado do tema que perpassa as origens do samba e como ele é instrumentalizado para construção de um produto cultural voltado para a classe média branca brasileira, em um período de formação de identidade nacional, e de consolidação de valores como os do "mito da democracia racial" intrínsecos à bossa nova. Como desfecho deste estudo de caso, é esperado estimar o impacto da mídia na construção da imagem de artistas negros envolvidos com o movimento como Johnny Alf, Alaíde Costa e Elza Soares. Além disso, avaliar a repercussão da mídia na construção da imagem do movimento quanto ao estabelecimento de um padrão de etnico-racial. Assim observando o retrato da bossa nova como um reflexo da realidade brasileira em termos de raça e classe.

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