Bolsa 23/16848-0 - Pedagogia histórico-crítica, Pedagogia - BV FAPESP
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Concepções e experiências educativas no Centre Éducatif Fermé de Paris - França: contribuições para uma pedagogia socialista na formação de jovens infratores

Processo: 23/16848-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Dermeval Saviani
Beneficiário:Julio Cesar Francisco
Supervisor: Gilles Seraphin
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), França  
Vinculado à bolsa:22/00610-2 - Pedagogia histórico-crítica: contribuições para a formação de adolescentes e jovens em conflito com a lei nos municípios de São Paulo e de Paris, BP.PD
Assunto(s):Pedagogia histórico-crítica   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centre Éducatif Fermé | Jovens infratores | Justiça Juvenil | Pedagogia histórico-crítica | Pedagogia Socialista | Pedagogia

Resumo

O objetivo do projeto de pesquisa na França é o de identificar e de analisar as concepções e as experiências educativas de educadores com os adolescentes entre 12 e 18 anos submetidos à medida socioeducativa de privação de liberdade no Centre Éducatif Fermé de Paris, em decorrência do envolvimento dos jovens com vivências delitivas. O caráter fechado do centro é estabelecido pela obrigação imposta ao jovem de aí residir, de permanecer sob a vigilância permanente de adultos e de respeitar as condições da formação socioeducativa, escolar e não escolar. A equipa educativa de um CEF é composta por 12 a 14 profissionais de diferentes áreas: educadores especializados, monitores, educadores desportivos, educadores técnicos e professores. As atividades que cada profissional desenvolve com os jovens têm como objetivo ensinar-lhes o esforço, a aprendizagem, a pontualidade, o respeito pelas regras, a relação com os colegas e com os adultos. Para o trabalho social, isto significa lembrar os jovens constantemente sobre as regras institucionais, de modo a respeitar as decisões dos educadores sem negociação e ensinando-lhes a gerir eventuais frustrações e desenvolver habilidades e competências para a vida em liberdade. Ao final do acompanhamento socioeducativo, os educadores do CEF - em estreita colaboração com os serviços de meio aberto - têm de apoiar o jovem na construção de um projeto de integração social. Nesse contexto, para atingir o objetivo de investigação proposto, a metodologia assume a forma de uma pesquisa qualitativa baseada na análise do marxismo científico, utilizando entrevistas e observações sobre as concepções e as experiências educativas em que estão envolvidos professores, educadores especializados e adolescentes. A pesquisa é orientada, pois, pela lógica do materialismo dialético no processo científico, utilizando os seguintes instrumentos e procedimentos para a coleta de dados: I. entrevistas em profundidade com educadores especializados e professores do Centro Éducatif Fermé, localizado na zona norte de Paris (17eme arrondissement); II. entrevistas em profundidade com adolescentes sobre a educação no Centro Éducatif Fermé; III. observações participantes nas práticas educativas dos educadores especializados e dos professores com os adolescentes, com o objetivo de identificar as adesões e as resistências dos jovens diante das propostas da educação institucional; IV. análise do trabalho educativo dos educadores especializados e dos professores franceses; V. e elaboração de contribuições educativas a partir das experiências educativas analisadas, utilizando as ferramentas teóricas das pedagogias socialistas e da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani. A hipótese principal da pesquisa é que a formação no Centre Éducatif Fermé abre novas possibilidades de compreensão e de ação para os educadores especializados, num contexto de redução do tempo de escolaridade e de trabalho dos professores com os jovens privados de liberdade, em função do ativismo voluntarista e pedagógico empresarial para a inserção rebaixada dos infratores no mercado de trabalho. O primeiro passo será registar e observar para, em seguida, analisar os discursos e as práticas ligadas ao contexto socioeducativo, o que possibilitará construir novas contribuições pedagógicas, teóricas e epistemológicas. Finalmente, o projeto na França será supervisionado por Gilles Séraphin, professor e pesquisador no Centre de recherches Éducation et Formation (CREF) na Université Paris Nanterre.

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