Bolsa 24/14181-1 - Renascimento, Teoria da arte - BV FAPESP
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Aby Warburg e a concepção antropológica da imagem

Processo: 24/14181-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Cássio da Silva Fernandes
Beneficiário:Serzenando Alves Vieira Neto
Supervisor: Tristan Weddigen
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Bibliotheca Hertziana, Itália  
Vinculado à bolsa:22/16114-4 - Da história da obra de arte à ciência da figuração imagética: Aby Warburg e a concepção antropológica da imagem, BP.PD
Assunto(s):Renascimento   Teoria da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aby Warburg | Renascimento | Teoria da Imagem | Teoria da Arte

Resumo

Este projeto pretende contribuir com a recepção da obra de Warburg no Brasil por meio da elaboração de estudos críticos sobre a teoria da imagem e da publicação de uma coletânea de textos inéditos em português, precedidos de uma introdução circunstanciada. Ao se aprofundar na correspondência e nos primeiros trabalhos de Warburg, o projeto busca traçar o desenvolvimento de seu pensamento teórico e explorar os fundamentos intelectuais da construção de sua perspectiva antropológica da imagem. Esse direcionamento conduz precisamente à preocupação de Warburg com questões antropológicas e a problematização do antropomorfismo, que ele desenvolveu a partir de uma estreita interação com debates contemporâneos sobre linguagem, mito e etnologia. O estágio de pesquisa na Bibliotheca Hertziana - Max Planck Institute for Art History é proposto como uma oportunidade fundamental para ampliar e aprofundar o projeto de pós-doutorado em andamento; uma etapa crucial para refinar conclusões preliminares, disseminar resultados internacionalmente, conduzir pesquisas de campo adicionais e, mais importante, estudar a cultura artística renascentista in situ.

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