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Retornos ocupacionais e salariais da educação superior no Brasil e na África do Sul: desigualdades raciais e de gênero no século XXI

Processo: 24/10959-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 17 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 16 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Demografia - Política Pública e População
Pesquisador responsável:Joice Melo Vieira
Beneficiário:Ianca Almeida da Silva
Supervisor: Leticia Junqueira Marteleto
Instituição Sede: Núcleo de Estudos da População (NEPO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Pennsylvania, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/13931-1 - Retornos ocupacionais da educação superior no Brasil e na África do Sul: diferenciais raciais e políticas de redução de desigualdades no século XXI, BP.DR
Assunto(s):Desigualdade educacional   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdades de renda | Desigualdades Educacionais | Desigualdades ocupacionais | Politicas Públicas | Retornos educacionais | Teoria do capital humano | Estudos populacionais

Resumo

Brasil e África do Sul são dois países multiculturais, altamente desiguais e que são apontados como emergentes na atual fase do capitalismo global. Ambos têm um passado colonial marcado pela escravidão e acessos desiguais a renda segundo raça e gênero. Embora apresentem especificidades, questiona-se: em que medida a educação funciona como equalizadora social, resultando em retornos de salários e oportunidades laborais igualitárias e compatíveis com o ensino superior, segundo o gênero e a raça/cor dos indivíduos? O marco teórico deste projeto fundamenta-se, sobretudo, nas discussões referentes aos retornos ocupacionais e salariais da educação, teoria do capital humano e suas críticas. O ensino superior é visto por nós como um dos pontos mais altos de aquisição de capital humano, o qual em tese, se refletiria no maior acesso à renda e colocações mais vantajosas na estrutura ocupacional e de acesso a rendimentos (BECKER, 1930). As fontes de dados a serem analisadas são a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e a Quarterly Labour Force Survey (QLFS), dos anos de 2012, 2017 e 2021. Como metodologia, aplica-se regressão logística binária na análise dos fatores mais fortemente relacionados com a obtenção do ensino superior; regressão logística multinomial na análise dos fatores mais fortemente relacionados com a posição na estrutura ocupacional; e uma adaptação do método de Oaxaca-Blinder para investigarmos os diferenciais salariais segundo gênero e raça identificando o quanto deste diferencial decorre da discriminação.

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