Bolsa 24/20389-4 - Mimese, Friedrich Nietzsche - BV FAPESP
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Encenando a vida: três momentos da metáfora dramática em Nietzsche

Processo: 24/20389-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 20 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 19 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Oswaldo Giacoia Junior
Beneficiário:Pedro Nagem de Souza
Supervisor: Andreas Urs Sommer
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Freiburg, Alemanha  
Vinculado à bolsa:22/00707-6 - Mimese extemporânea: a expressão filosófica no jovem Nietzsche, BP.DR
Assunto(s):Mimese   Friedrich Nietzsche   História da filosofia contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramaturgo Ditirâmbico | Gosto | Metáfora Dramática | mimese | Nietzsche | História da Filosofia Contemporânea

Resumo

O presente projeto se propõe a analisar três momentos da obra de Nietzsche em que o autor mobiliza certa metáfora dramática para compreender as articulações entre diversos conceitos, como essência e aparência, atividade e passividade, criação e contemplação, gosto filosófico, etc. O pano de fundo dessas articulações, que é também o tema geral da pesquisa na qual se insere este projeto, é a compreensão nietzschiana da noção de mimese, com suas mudanças e evoluções ao longo do pensamento do filósofo.O projeto propõe como recorte hermenêutico três momentos da obra nietzschiana cuja referência à metáfora dramática se faz mais presente: o primeiro, em Wagner em Bayreuth, em que Nietzsche delineia a figura de um dramaturgo ditirâmbico; o segundo, no §221 de Humano, Demasiado Humano, em que certo ideal classicizante da arte é retomado; e o terceiro, no §301 da Gaia Ciência, no qual a figura do pensador-que-sente é concebida em paralelo à atividade autoral/dramatúrgica. Analisando os deslocamentos e continuidades conceituais entre esses três momentos, o projeto também propõe a comparação minuciosa com os fragmentos póstumos desses períodos, localizando ainda as fontes primárias e formulações alternativas de Nietzsche para os problemas levantados.

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