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Interlúdio entre o canto e a máquina: poesia, música e técnica nas obras de Mário de Andrade e Murilo Mendes

Processo: 24/04891-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 03 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 22 de maio de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior
Beneficiário:Paola Resende Braga Garcia de Araújo
Supervisor: Pedro Meira Monteiro
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Princeton University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/01490-0 - Interlúdio entre o canto e a máquina: poesia, música e técnica nas obras de Mário de Andrade e Murilo Mendes, BP.DR
Assunto(s):Mário de Andrade   Música   Poesia do Brasil   Técnica   Literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mário de Andrade | Murilo Mendes | música | Poesia brasileira | Técnica | Literatura

Resumo

O presente projeto detém-se no vínculo entre literatura e música nas obras de Mário de Andrade e Murilo Mendes. Pretende-se explicitar como esse contato é mediado por duas estruturas distintas: as tradicionais formas de culturas oralizadas e a chegada das novas mídias técnicas. É como se as obras desses autores flutuassem entre esses diferentes paradigmas e isomorfizassem não só esse período de instabilidade entre passado e futuro, como também um modo de comportar tais camadas heterogêneas. Nessa linha, almeja-se compreender as condições de produção e de recepção poéticas e musicais, entre o feitio vocalizado predominantemente coletivo e público do passado e a recente produção da escrita, atividade privada, solitária e silenciosa, bem como a possibilidade de recepção musical solitária e na sala de casa. Para demonstrar essa hipótese, nos dedicamos às leituras críticas das obras poéticas, das críticas musicais publicadas em periódicos e dos textos em prosa com modulação biográfica. Nesse sentido, propõe-se também explorar a relação entre palavra e som junto à construção de uma autoimagem de poeta, principalmente nos textos em prosa, a partir da perspectiva de um malogro musical. Além dessas indagações formais, alguns temas recorrentes e vinculados à questão serão destacados, como as alusões ou as dedicatórias aos compositores clássicos, os gêneros musicais na poesia, o carnaval, a tristeza e a obliteração do canto. A partir dessa múltipla inflexão, tenciona-se compreender os circuitos existentes entre literatura e música fundamentados nos tópicos do canto (ou da oralidade), da máquina (ou da mídia) e da ficção (ou da representação).

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