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Política dos afetos e mulheridades nas artes da presença: reversões lúdicas das normas hegemônicas de representação encenada do sujeito mulher

Processo: 24/05806-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 29 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 28 de abril de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Lúcia Regina Vieira Romano
Beneficiário:Lúcia Regina Vieira Romano
Pesquisador Anfitrião: Ana Cristina Nunes Pais
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes da presença e vida cívica | Epistemologia crítica feminista | Interpretação e gênero feminino | Performatividade dos afetos | Política das emoções | Teoria Estética e Interpretação Teatral

Resumo

Comentando o campo das artes da presença, em estreita relação com as normas de (re)produção social de gênero, pretendemos neste projeto, desenvolvido junto à Universidade Nova de Lisboa, tratar da política das emoções e da normatização da experiência sensível das mulheres nas teatralidades vivas. Seguindo o encadeamento entre emoções interpretadas, subjetividade e verdade (Foucault, 2012), observaremos a lógica do trato das emoções como mecanismo de controle do sujeito emotivo (Didi-Huberman, 2021), o que no teatro Ocidental de tradição européia conjuga-se a um processo histórico em que o trabalho sobre as emoções encenadas mostrou-se sexualmente diferenciado. Após, buscaremos indícios de desvios da "retórica do controle" especificamente projetada sobre a mulher, em propostas nas artes presenciais que problematizam e ampliam o conjunto das emoções representáveis e, assim, modificam a relação entre formação da grade de emoções expressivas e construção da feminilidade. Questões de territorialidade e colonialidade serão adicionadas ao debate em torno das "prosódias do afeto" (Tait, 2021), aventando a existência de singularidades no jogo entre contenção física e uso racional das emoções em produções nas artes da presença do Sul Global, em especial no Brasil, as quais se entrechocam com as visões formuladas nas práticas de enunciação de origem eurasiana. Como essas singularidades ampliam-se para a performance pública dos sentimentos, afinaremos a escuta para a sintonia presente entre as artes performativas e a vida cívica (Pais, 2015) nesses territórios. Focaremos os casos de estudo em algumas criações de artistas mulheres cujas propostas alteram os cursos dos sentimentos corporificados e da ação individual e, assim, influenciam a economia da representação cênica e seus efeitos sociais. Serão conjugadas à investigação teórico-bibliográfica a experimentação em laboratório criativo e a construção de procedimentos de compartilhamento (Salles, 2002), enfatizando a transformação do pensamento ao longo do processo investigativo e valorizando práticas de relato no corpo da experiência co-construída a partir de enunciados experimentais (Stengers, 2002). Por fim, a aprendizagem inventiva (Kastrup, 1997, 2004) será acionada, com vistas a produzir na troca artístico-formativa uma consciência ampliada acerca dos temas tratados.

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