Bolsa 24/15053-7 - Adolescentes, Crianças - BV FAPESP
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Trajetórias do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade (TDAH) na infância e adolescência e desfechos associados na vida adulta

Processo: 24/15053-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Arthur Caye
Beneficiário:João Pedro Costa Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adhd | adolescent | children | predictive factor | Infância e Adolescência

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo incluir uma amostra brasileira nas pesquisas sobre o TDAH, incluindo as especificidades da população de um país de renda média. Com isso, elencando fatores socioculturais, econômicos e ambientais diferentes daqueles utilizados nos estudos citados no texto abaixo, típicos de países desenvolvidos. Os participantes desse estudo são crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de 57 escolas (22 em Porto Alegre e 35 em São Paulo). Seus dados são da Coorte Brasileira de Alto Risco para Condições Mentais (Salum et al., 2015). Essas pacientes, depois de uma triagem inicial, foram separados em duas subamostras a partir da amostra inicial, sendo uma aleatória (n = 958) que pretendia ser representativa da população e uma de alto risco (n = 1.554), isto é, uma subamostra de crianças com risco aumentado para transtornos que foi baseada na presença de sintomas psiquiátricos precoces e alta carga familiar de psicopatologia avaliada pela entrevista. A partir desta Coorte, o presente estudo busca analisar a associação entre as diferentes trajetórias de TDAH ao longo do desenvolvimento e os desfechos medidos, também comparando os desfechos entre indivíduos com TDAH persistente vs. remitente e entre diferentes níveis de riscoOs resultados dessa pesquisa irão contribuir significativamente para elencar fatores correlacionados com o TDAH, como influências genéticas, grau de escolaridade, depressão da mãe, classe social familiar, maus tratos na infância e transtorno disruptivo.

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