Bolsa 24/15029-9 - Decolonialidade, Educação matemática - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A etnomatemática das encruzilhadas: narrativas de babalorixás e ialorixás sobre seus saberes e fazeres nos terreiros de Umbanda

Processo: 24/15029-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Everaldo Gomes Leandro
Beneficiário:Franciele Gislaine Araujo Pereira
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Campos do Jordão. Campos do Jordão , SP, Brasil
Assunto(s):Decolonialidade   Educação matemática   Etnomatemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Decolonialidade | educação matemática | Etnomatemática | Pedagogia das Encruzilhadas | Pesquisa (Auto)Biográfica | Educação Matemática

Resumo

O presente projeto de iniciação científica tem como objetivo compreender os saberes e fazeres etnomatemáticos de babalorixás e ialorixás em seus terreiros de Umbanda. A metodologia é qualitativa e se sustenta nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica. Os dados serão construídos a partir de entrevistas narrativas com os(as) participantes e serão analisados a partir de categorias criadas a posteriori. Os resultados poderão indicar, a partir da narração sobre a experiência vivida, saberes e fazeres etnomatemáticos de um grupo cultural específico, possibilitando a reflexão sobre a construção de currículos e o desenvolvimento de práticas na Educação Básica que assumam uma postura decolonial no ensino e na aprendizagem da(s) matemática(s) e que valorizem as contribuições da cultura afro-brasileira na constituição deste país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)