Bolsa 24/17130-9 - Asfalto, Fadiga - BV FAPESP
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Estudo do comportamento de fadiga de revestimentos asfálticos reforçados com geossintéticos por meio da técnica DIC

Processo: 24/17130-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Natalia de Souza Correia
Beneficiário:Lucas Longo Agra Siqueira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Asfalto   Fadiga   Geossintéticos   Interface   Pavimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asfalto | fadiga | Geossintéticos | Interface | pavimentos | Revestimento asfáltico | Geossinteticos

Resumo

Na última década, o uso de correlação de imagens digitais (DIC) ou técnicas de medição óptica sem contato, tornou-se cada vez mais popular para investigar fenômenos de fratura em materiais asfálticos. Sabe-se que o uso de reforços geossintéticos afeta significativamente a resposta dos revestimentos asfálticos quanto ao início e propagação de reflexão de fissuras, e o uso de técnicas como a DIC podem fornecer informações adicionais sobre o efeitos dos reforços no fenômeno de trincamento de camadas duplas de revestimentos asfálticos. Um dos aspectos relevantes está no monitoramento do campo de deformações na interface, possibilitados por esta técnica. Além disso, pouco se sabe sobre como a qualidade da aderência de interface (entre o revestimento e o geossintético) afeta o mecanismo de propagação das trincas em sistemas asfálticos reforçados. A presente proposta de pesquisa visa avaliar a iniciação e a propagação de trincas, bem como deformações mobilizadas na região do trincamento durante ensaios cíclicos em prismas de revestimento asfáltico reforçados com geossintético por meio de ensaios cíclicos de flexão à 4 pontos. Para tanto, serão comparados um pavimento reforçado com geossintético com uma seção controle. Ensaios de flexão a 4 pontos, seguindo especificações da ASTM D7460-10, serão realizados na frequência de 5 Hz, em prismas asfálticos de dupla camada de mistura asfáltica extraídos do campo. Para tanto, trechos experimentais reais foram executados na Rodovia SP-225. Ensaios de aderência de interface do tipo Leutner shear tests serão conduzidos em busca de correlações do comportamento de aderência com o potencial de trincamento dos prismas. Busca-se com esta pesquisa, estabelecer fatores de melhoria relacionados ao benefício da inclusão do reforço geossintético na mitigação de trincas reflexivas e aumento da vida de fadiga de revestimos asfálticos reforçados com geossintéticos.

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