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Processo: | 23/13271-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2025 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2027 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea |
Pesquisador responsável: | Gabriel Ferreira Zacarias |
Beneficiário: | Cristiano José Steinmetz |
Instituição Sede: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Marxismo Surrealismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Internacional Situacionista | marxismo | Surrealismo | Teoria crítica do valor | Teoria e história da arte |
Resumo Este projeto de doutorado propõe um estudo de dois movimentos singulares do século XX que não buscaram se apresentar como vanguardas estéticas num processo de evolução gradativa da arte, mas como vanguardas artístico-políticas com intenções revolucionárias distintas. Compreende-se, assim, um estudo dos movimentos surrealista (1948-1965) e situacionista (1957-1972) apoiado em um corpus documental mobilizado pelos próprios grupos nos recortes cronológicos em destaque. O momento histórico de surgimento destes movimentos, ou de ressurgimento no caso do surrealismo, possibilitou-lhes a elaboração de duas dimensões artístico-políticas distintas que aqui serão analisadas numa relação de aproximação e de afastamento no que diz respeito à forma como compreenderam, reagiram e influenciaram a condição histórica do capitalismo no período do pós-Segunda Guerra Mundial. Ao demonstrar como as dimensões artístico-políticas dos movimentos surrealista e situacionista podem ser compreendidas como fenômenos socioculturais de confronto à certas noções de modernidade, espera-se que, ao fim desta pesquisa, estes mesmos movimentos possam ser reapresentados como momentos ímpares da crítica anticapitalista que identificaram, cada qual a sua maneira, aspectos históricos relativos à transformação da cultura e da sociedade, bem como da forma da consciência e da subjetividade moderna. (AU) | |
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