Bolsa 24/00933-1 - Sonologia, Voz - BV FAPESP
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Transições Tecnológicas na Sonoplastia Teatral: Perspectivas Históricas e Transculturais (1970-2010)

Processo: 24/00933-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
Beneficiário:Ana Cristine Wegner
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Assunto(s):Sonologia   Voz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquivos de teatro | Histórias das técnicas teatrais | sonologia | Sonoplastia teatral | Tecnologias digitais e analógicas da cena | voz | Sonoplastia

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa traçar uma história das técnicas sonoras do teatro entre 1970 e 2010 focalizando-se nos meandros da transição do analógico ao digital na sonoplastia a partir do estudo comparado dos acervos inéditos dos sonoplastas Tunica Teixeira (1949-2019) e Daniel Deshays (1950-). Teixeira et Deshays começaram a exercer a profissão nos anos 1970 e ao longo de quase meio século criaram trilhas sonoras de espetáculos que marcaram a história de seus respectivos países, o Brasil e a França. Eles atravessaram, portanto, o ponto de viragem - e coabitação - do analógico ao digital nas técnicas sonoras do teatro. Desta forma, o estudo norteia-se pela seguinte questão: de que maneira estas transformações técnicas da sonoplastia repercutiram na encenação como um todo? Nossa hipótese é que estas evoluções de procedimentos e tecnologias da sonoplastia tiveram um impacto decisivo sobre a trama dos elementos sonoros da cena - por exemplo na voz dos atores e atrizes e nas possibilidades dramatúrgicas do espetáculo - incidindo na encenação para além do som. A historicidade técnica das trilhas sonoras estudadas serão, portanto, contextualizadas em suas encenações correspondentes e comparadas de modo a evidenciar as circulações das técnicas da sonoplastia entre diferentes territórios. Outra abordagem metodológica fundamental da pesquisa consistirá em propor experimentações cênicas e sonoras, em parceria com artistas, nas quais alguns destes arquivos serão reativados seja pela recriação a partir de seus sons (dissociados de seus contextos cênicos) seja pela restituição de trechos de espetáculos utilizando suas trilhas sonoras originais, o que nos permitirá aprofundar o entendimento das escolhas e procedimentos da sonoplastia ao longo dessas quatro décadas.Durante a pesquisa, os dois acervos estudados estarão em vias de institucionalização respectivamente pelo Centro de Documentação Teatral (USP) e pela Bibliothèque nationale de France. O acolhimento de acervos da sonoplastia por instituições de conservação de patrimônio documental são eventos pioneiros em ambos os países. No projeto prevê-se igualmente ações que promovam a cooperação entre as duas equipes, buscando operar mediações técnica, epistemológica e linguística entre elas.

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