Bolsa 24/18645-2 - Lubrificação, Modelos matemáticos - BV FAPESP
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Modelagem Estocástica para Lubrificação - Aplicações em Mancais de Deslizamento para Turbinas Eólicas

Processo: 24/18645-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2028
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Francisco José Profito
Beneficiário:Leonardo Medeiros Xavier
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03110-0 - Análises e soluções tribológicas para mancais de deslizamento de alto desempenho: aplicações em turbinas eólicas, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Lubrificação   Modelos matemáticos   Simulação por computador   Tribologia   Aerogerador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lubrificação | Mancais de deslizamento | modelagem matematica | Simulação Computacional | Tribologia | Turbinas eólicas | Tribologia

Resumo

Com o objetivo de analisar o potencial de aplicação de mancais de deslizamento em turbinas eólicas, o candidato selecionado irá desenvolver modelos estocásticos para lubrificação que permitam considerar a influência das incertezas nos parâmetros de projeto (e.g. geometria), propriedades dos materiais (e.g. viscosidade do lubrificante) e condições operacionais (e.g. carregamentos e velocidades) no comportamento tribológico desses componentes para diferentes condições de operação. A discretização da equação de Reynolds estocástica através do método PCE (Polynomial Chaos Expansion) e a aplicação de filtros de Kalman não-lineares para a estimação de parâmetros em sistemas estocásticos são duas abordagens que serão investigadas no trabalho para a consideração das incertezas nas análises dos mancais estudados. O candidato implementará os modelos desenvolvidos na plataforma computacional para a simulação de mancais de deslizamento que será desenvolvida por outras frentes do grupo de pesquisa. Posteriormente, o candidato realizará simulações para avaliar o efeito das incertezas nas velocidades e carregamentos atuantes no desempenho de mancais de deslizamento para turbinas eólicas. O candidato também auxiliará nas análises da influência da sinergia entre efeitos térmicos, texturização de superfícies, uso de diferentes materiais/recobrimentos superficiais e reologia do lubrificante no desempenho tribológico desses mancais. O resultado desse trabalho poderá contribuir para o desenvolvimento de novos estudos de excelência e novas tecnologias de mancais de deslizamento de alto desempenho, durabilidade de confiabilidade. Além disso, o trabalho será divulgado em artigos científicos e trabalhos apresentados em congresso.

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