Bolsa 24/16757-8 - Funk, Etnomusicologia - BV FAPESP
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Funk, Trap e Kuduro - Musicares afro-diaspóricos e localidade

Processo: 24/16757-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Suzel Ana Reily
Beneficiário:Paulo Menotti Del Picchia
Supervisor: Salwa El-Shawan El-Shawan Castelo-Branco
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:23/10671-1 - Beat pesado e corte chave - funk, trap e a construção de masculinidades, BP.PD
Assunto(s):Funk   Etnomusicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estúdio de gravação | Funk | kuduro | musicar | Etnomusicologia

Resumo

O presente projeto de intercâmbio internacional de pesquisa é parte integrante do projeto de pós-doutorado "Beat pesado e corte chave - funk, trap e construção de masculinidades", financiado pela FAPESP (Processo No. 2023/10671-1). O objetivo original do projeto é realizar uma etnografia musical de uma gravadora independente de funk e trap chamada Helipa Records onde também funciona uma barbearia. A pesquisa se nutre de conceitos e metodologias da etnomusicologia e da antropologia para problematizar expressões artísticas típicas da juventude periférica de grandes cidades brasileiras como São Paulo. Para o estágio internacional, a proposta e alargar a pesquisa de campo para uma investigação do gênero musical kuduro na cena musical de Lisboa. O kuduro, gestado em Angola nos anos 1990, ocupa hoje um lugar social e cultural similar ao lugar do funk brasileiro como gênero de populações que habitam áreas periféricas das duas cidades - São Paulo e Lisboa. Dentre os objetivos principais, vale destacar os seguintes: 1) Delinear os aspectos sócio técnicos centrais que caracterizam o que chamo de "musicar de estúdio"; 2) Investigar como musicares contemporâneos de estúdios de gravação agenciam noções de localidade, identidades locais e estéticas corporais a partir dos casos do funk brasileiro em São Paulo e do kuduro em Lisboa; 3)Descrever práticas criativas de artistas de funk brasileiro e de kuduro com especial atenção para as tecnologias utilizadas e para o modo como elas são utilizadas.

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