Bolsa 24/19291-0 - Paulo Freire, Utopia - BV FAPESP
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EDUCAÇÃO, FETICHISMO E UTOPIA: Perspectivas antifetichistas de Paulo Freire no contexto da crise sócio climática.

Processo: 24/19291-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 04 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Allan da Silva Coelho
Beneficiário:Allan da Silva Coelho
Pesquisador Anfitrião: Michael Lowy
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École Des Hautes Études En Sciences Sociales, França  
Assunto(s):Paulo Freire   Utopia   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação antifetichista | Justiça Social e Climática | Paulo Freire | utopia | Filosofia da Educação

Resumo

A obra de Paulo Freire parece ser uma das mais instigantes concretizações históricas da alegoria célebre da Tese I de Walter Benjamin em "Sobre o Conceito de História" (1940) sobre a relação entre materialismo histórico e teologia. Destacando-se o livro "Pedagogia do Oprimido" como relevante expressão da visão social de mundo do "cristianismo de libertação", teríamos uma pedagogia derivada da práxis da libertação com uma série de elementos temáticos e representações constitutivos de um anticapitalismo antifetichista. No contexto da crise social e ambiental que desafia a humanidade, propomos compreender nesta chave de leitura os aspectos do fetichismo presentes nos processos que ensinam certa "maneira de ser" na sociedade de consumo. A crítica da sociedade de consumo articula aspectos da teoria do fetichismo como fundamento de projetos de utopia, do campo de estudos do capitalismo como religião. Cada utopia supõe uma concepção de ética, de antropologia e de proposta formativa para o ser humano. A questão mais geral que direciona essa investigação é de que forma uma educação antifetichista tem potencial para gestar utopias como horizontes de plausibilidade alternativos a partir do conflito entre a compreensão racional da crise sócio climática e as configurações subjetivas dos modos de ser humano sob a lógica neoliberal? Tem como categorias organizadoras a ideia de normalidade da vida, o modelo de desejo, as consciências de justificação e os processos de culpabilização/meritocracia. Propõe-se, a partir da dialética-compreensiva, a compreender, comparando a visão social de mundo de diferentes atores das discussões sobre justiça social e ambiental, que categorias permitem inventariar elementos críticos do fetichismo a partir da ideia de itinerário pedagógico proposto na Laudato Sí (Papa Francisco) como uma das principais referências na defesa de justiça social e ambiental, associado à construção teórica de Paulo Freire em "Pedagogia do Oprimido".

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