Bolsa 24/09283-0 - Alfabetização, Brasil - BV FAPESP
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O ensino e a aprendizagem da letra cursiva: distanciamentos e aproximações entre os contextos brasileiro e português

Processo: 24/09283-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Maria Iolanda Monteiro
Beneficiário:Alice Jorge da Cruz
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Brasil   Ensino e aprendizagem   Escrita   Portugal   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Brasil | Ensino-aprendizagem | Escrita | Letra cursiva | Portugal | Formação de professores

Resumo

O presente projeto de iniciação científica propõe-se a discutir os distanciamentos e as aproximações entre o contexto brasileiro e o contexto português em relação ao ensino e à aprendizagem da letra cursiva na educação escolar, investigando de que maneira o assunto é abordado nas produções acadêmicas de ambos os países em termos do espaço que concedem, do direcionamento que assumem e do significado que atribuem a esse tipo de traçado gráfico. Uma vez cientes de que, desde a colonização, a história do Brasil, e por sua vez de sua educação, foi atravessada e influenciada pelas práticas de Portugal, podendo mencionar, entre as marcas deixadas, a própria introdução da língua portuguesa e do sistema de escrita, pretendemos analisar - sem descartar as particularidades de cada território e cultura - se há o compartilhamento de pontos semelhantes ou se prevalecem diferenças quanto ao tratamento que as duas nações destinam à letra cursiva no cenário pedagógico. Nesse viés, assumimos como arcabouço teórico sobre a escrita os estudos e concepções de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, Lev Vygotsky, Magda Soares e Maria Iolanda Monteiro. A motivação para o tema deu-se após uma busca preliminar por trabalhos desenvolvidos no Brasil, na qual nos foi revelada uma pequena quantidade de publicações focadas na letra cursiva, bem como, naquelas encontradas, a recorrência de dúvidas e opiniões divergentes quanto à metodologia, à necessidade e à validade de seu ensino e de sua aprendizagem. principalmente diante das novas demandas contemporâneas. Acreditamos que a pesquisa possa enriquecer o diálogo pedagógico entre os dois países e, além disso, oferecer potenciais contribuições teóricas aos educadores, fortalecendo suas atuações e atribuindo novos significados ao trabalho com a letra cursiva em sala de aula.

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