Bolsa 24/16770-4 - Ação afirmativa, Ensino superior - BV FAPESP
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Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Retenção de Ingressantes por Ações Afirmativas: gestão de estratégias para disseminação dos resultados e articulação com a gestão pública do Estado de São Paulo

Processo: 24/16770-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Sueyla Ferreira da Silva dos Santos
Beneficiário:Gilvaneide de Sousa Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Faculdade De Ciências E Tecnologia De Presidente Prudente, Brasil  
Vinculado ao auxílio:23/10240-0 - Políticas Públicas e Ações Afirmativas na Universidade Pública: definindo algoritmo para alerta de evasão de ingressantes universitários via reserva de vagas e cotas raciais, AP.PP
Assunto(s):Ação afirmativa   Ensino superior   Políticas públicas   Jornalismo científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Comunicação | Ensino Superior | Politicas Públicas | Jornalismo Científico

Resumo

O projeto de pesquisa pretende auxiliar gestão pública no aperfeiçoamento das ações afirmativas por reserva de vagas e cotas raciais, considerando como parâmetro a evasão e o desempenho acadêmico dos graduandos pertencentes ao público-alvoda pesquisa. O projeto será dividido em quatro fases inter-relacionadas: preparação dos dados e construção de modelo preditivo (fase 1), articulação de uma agenda pública de discussão e construção do mecanismo de alerta para predizer o risco de evasão (fase 2), elaboração de uma minuta de apoio à Política de Ações Afirmativas (fase 3) e disseminação dos conhecimentos (fase 4). O bolsista de Jornalismo Científico (JC) atuará na definição de pautas, construção de roteiro,gravação, edição, publicação de vídeos e matérias escritas sobre o desenvolvimento das atividades realizadas nas etapas 3 e 4. Tais praticas visam garantir a tradução do modelo preditivo de alerta do risco de evasão dos ingressantes no ensinosuperior por meio de reserva de vaga e cotas, elaborado na fase 1, para uma linguagem que apoie a tomada de decisões da gestão pública no aperfeiçoamento das políticas públicas e ações afirmativas voltadas a democratização do ensino superior.

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