Bolsa 24/17452-6 - Educação ambiental, Política ambiental - BV FAPESP
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Educação para o Desenvolvimento Sustentável como Política Pública no Município de Jundiaí, SP

Processo: 24/17452-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Pereira da Silva
Beneficiário:Gabriel Franco Piovesana
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Educação ambiental   Política ambiental   Política educacional   Sustentabilidade   Educação para o desenvolvimento sustentável   Escola pública   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação para o desenvolvimento sustentável | escola pública | formação de professores | Políticas Educacionais | Sustentabilidade

Resumo

Se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável demanda mudanças atitudinais humanas, as políticas públicas são centrais ao se debater a interdependência entre o desenvolvimento sustentável e a educação. Objetiva-se investigar os princípios e fundamentos da Educação para o Desenvolvimento Sustentável em escolas públicas do município de Jundiaí, dada a coligação da temática com as políticas públicas educacionais e a formação de professores. O problema da pesquisa consiste na pergunta: é possível reconhecer a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no município de Jundiaí com base na percepção de professores e estudantes e nas políticas públicas educacionais vigentes? Para tanto, a revisão de literatura e a análise documental, ambas em andamento, terão como base escritos sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, formação de professores, políticas educacionais e Ensino de Ciências. A fim de avaliar a correlação entre formação de professores, Ensino de Ciências e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, um questionário e uma entrevista serão aplicados aos estudantes e professores de Ciências do 9° ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas de Jundiaí. Como resultados, prevê-se a construção de reflexões em torno da Educação para o Desenvolvimento Sustentável a partir das falas dos participantes da pesquisa a fim de influenciar ações no ambiente escolar bem como nas políticas educacionais do município. A singularidade do estudo afirma-se na necessidade da Educação para o Desenvolvimento Sustentável em momento crítico de crise climática no Brasil.

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